Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PIXINGUINHA RECEBE HOMENAGEM DA PCR NO 1º DE MAIO

A Prefeitura do Recife comemora o Dia do Trabalho, no dia 1º de maio, com um concerto especial, no Parque da Jaqueira, às 17h, com a presença do prefeito João da Costa, quando será lançada a Série Pixinguinha, produzida pela Lume Arte (RJ), com patrocínio da administração municipal. O Concerto do Trabalhador contará com apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife que executará para o público todo o repertório de um dos CDs da série, Pixinguinha Sinfônico Popular.

Os Discos
Inédita e sem precedentes na música brasileira, a SÉRIE PIXINGUINHA foi idealizada para apresentar ao grande público versões contemporâneas de parte de suas composições para gêneros nacionais e versões originais de seus arranjos e orquestrações - populares e sinfônicos. Trata-se de um criterioso mapeamento, que revela o amplo olhar de Pixinguinha sobre a diversidade brasileira, o que resultou na inovação e transformação estética da música nacional na primeira metade do século XX.

Entre 2007 e 2008, a Lume Arte produziu os três primeiros discos da SÉRIE, todos dedicados às orquestrações escritas por Pixinguinha entre as décadas de 20 e 60. A pesquisa e direção artística da Série é assinada pelo maestro Caio Cezar, a produtora Lu Araújo e o cantor e compositor Marcelo Vianna (neto de Pixinguinha). Este material representa um importante resgate para a história da música brasileira, tendo em vista o fato de não existir nenhum registro fonográfico sobre o tema. São eles:

Pixinguinha Sinfônico Popular resgata orquestrações criadas por Pixinguinha entre 1930 e 1950, onde o maestro unia os naipes tradicionais de uma Orquestra Sinfônica aos metais e palhetas das iniciais Big Bands. Este disco foi gravado no Recife, no Teatro de Santa Isabel (junho de 2008), com a Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência de Osman Gioia e a participação de músicos convidados como Carlos Malta (sax barítono), Oscar Bolão (bateria), Itamar Assiere (piano), Roberto Silva e Edson Rodrigues (sax alto), Liudinho Souza e Mourinha (sax tenor).

Apresenta no repertório 10 canções: Paciente, Marreco quer Água, Querendo Bem, Parangolé, Lamentos, Dengoso, E Durma-se com um barulho Desses, Assim é que é, Pula Sapo, Concerto de Bateria.

Pixinguinha no Cinema resgata a trilha sonora do filme Sol Sobre a Lama, realizada em parceria com Vinicius de Moraes para o filme dirigido por Alex Viany, em 1963. A gravação atual conta com a participação de cantores como Elza Soares, Diogo Nogueira, Jards Macalé, CéU e diversos instrumentistas: Andrea Ernest Dias (flauta), Dirceu Leite (clarineta), Ana de Oliveira (violino) e Carlos Negreiros (percussão). Este precioso material ganhou um desdobramento: o curta metragem Nós Somos um Poema, dirigido por Sergio Sbragia e Beth Formaggini, que recupera para o cinema a histórica parceria de Pixinguinha com Vinicius de Moraes.

O CD foi gravado no Rio de Janeiro, em novembro de 2007, no Estúdio da Rádio MEC. Apresenta no repertório 10 canções: Abertura, Alvorada, Seule (CéU), Água de Meninos, Babau, Mundo Melhor (com Elza Soares), Barra Falsa, Ingênuo, Iemanjá (com Diogo Nogueira), Ataque à Draga, Gozação, Tortura do Mar, Samba Fúnebre (com Jards Macalé), Samba Fúnebre, São Francisco de Ouro, Lamento (com Mariana de Moraes e Marcelo Vianna) e Chega Mais pra cá Iaiá.

Pixinguinha Sinfônico resgata orquestrações sinfônicas criadas por Pixinguinha para composições próprias ou em parceria com João de Barro e Cândido das Neves e de artistas como João da Baiana, Santos Coelho e João Portaro. Foi gravado no Rio de Janeiro, no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC (outubro de 2008), com a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Silvio Barbato e solistas convidados como Hamilton de Holanda (bandolim), Toninho Ferragutti (acordeon), Paulo Sergio Santos (clarineta), Vittor Santos (trombone), José Staneck (gaita) e Carlos Malta (sax soprano).

Apresenta no repertório 10 canções: Carinhoso, Valsa dos Ausentes, Tango n°1, Stela (com Hamilton de Holanda), Flor do Mal (com Paulo Sergio Santos), Modinha Brasileira (com José Staneck), Canção da Odalisca (com Carlos Malta), Rancho Abandonado (com Toninho Ferragutti), Os que Sofrem (com Vittor Santos) e Caboclo do Mato (uma macumba sinfônica).

A Séria Pixinguinha conta com o patrocínio da Petrobras; com Parceria do SESC; com o Apoio da FECOMÉRCIO e Apoio Especial da Prefeitura do Recife e da Rádio MEC.

SERVIÇO
Concerto Dia do Trabalhador
Data: 1º de maio
Local: Parque da Jaqueira
Horário: 17h

Matérias Relacionadas
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana
- PCR apresenta projeto do Memorial Chico Science
- Ano da França no Brasil é aberto oficialmente
- Programação:
- Parque sedia Festival Pernambuco em Dança
- PCR abre inscrições para oficinas de arte e cultura


Enviar    Imprimir