Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO DO RECIFE INAUGURA PRIMEIRO PONTO DE LEITURA DO PAÍS

Os moradores da comunidade do Bode, bairro do Pina, zona Sul do Recife, receberam um presente especial na tarde desta quinta-feira (29): a inauguração oficial, feita pelo prefeito do Recife, João da Costa, da Livroteca Comunitária Brincante do Pina, o primeiro Ponto de Leitura do País, que faz parte do projeto Mais Cultura, do Governo Federal.

O projeto marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, um direito de todos os brasileiros, assim como a alimentação, saúde, moradia, educação e o voto. E foi com essas palavras de incentivo à busca pelo conhecimento, que o prefeito João da Costa saudou os moradores da comunidade e do idealizador da Livroteca do Pina, Kcal Gomes. “Que esse equipamento cultural represente o desejo e o sonho de todos vocês e de todos aqueles que compareceram aqui para testemunhar o início de um programa fruto de parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal, além daqueles que representam uma verdadeira revolução cultural no Brasil”, destacou João da Costa.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Renato L, da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, do secretário do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e da secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Mais Cultura, Silvana Meireles.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Felix, a parceria que possibilitou a retirada da biblioteca comunitária da palafita se tornou um exemplo para que haja outras iniciativas como esta. “Era uma preocupação do prefeito do Recife que as crianças atendidas por Kcal nesse projeto tivessem mais conforto e, principalmente, mais segurança. O Ponto de Leitura é uma ação que em muito se assemelha às ações e políticas culturais desta gestão, de forma que a descentralização e acesso aos equipamentos sejam democráticos e mais viáveis para toda a população da cidade”, afirmou.

O acervo da livroteca é de mais de dois mil livros, muitos deles comprados pelo idealizador, Kcal Gomes, e outros frutos de doação. Antes de ser inaugurada na atual sede, que fica na casa de número 17 da Rua São Benedito, o espaço funcionava em uma palafita. Através da disponibilização de um novo espaço para a livroteca, com melhor infraestrutura, a Prefeitura do Recife tornou o local mais atrativo e seguro.

Além do novo espaço, que será mantido pela Prefeitura por meio de convênio com o Centro Luiz Freire, a Livroteca recebeu do Ministério um kit composto de 650 livros (50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), computador, mobiliário, almofadas, pufes e tapete, além de gibis da Turma da Mônica doados por Maurício de Sousa. A catalogação dos livros ficará a cargo da Fundarpe.

Matérias Relacionadas
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana
- PCR apresenta projeto do Memorial Chico Science
- Ano da França no Brasil é aberto oficialmente
- Programação:
- Parque sedia Festival Pernambuco em Dança
- PCR abre inscrições para oficinas de arte e cultura


Enviar    Imprimir