Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NÚCLEO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVROS

O universo de contradições vivenciado por homens e mulheres negras brasileiros é o fio condutor dos dois novos livros do escritor e militante paulista, Cuti (Luiz Silva), lançados na noite desta quinta-feira (30), no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, equipamento da Prefeitura do Recife situado na casa 34 do Pátio de São Pedro. Além dos lançamentos, o evento promoveu uma palestra com o autor e abriu uma roda de poesia com poetas recifenses.

Em ambos os livros, décimo e décimo primeiro da carreira do escritor, estão presentes de forma marcante, seja em prosa ou nos poemas, a voz da negritude expressa de maneira contundente. Amor e ódio, amizade e indiferença, carência e luta, desespero e resignação permeiam as histórias de seus personagens. “O trabalho tem a proposta de revelar a mundevidência negra no Brasil. Trago nos textos e poemas as idéias, manifestações e frustrações da população negra contemporânea”, explicou Cuti.

Segundo o escritor e militante contemporâneo do autor, Lepê Correia, a realização do evento pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira contribui com a valorização dos escritores negros. “Literatura também é coisa de negro. Esse lançamento é importante para reforçar o nosso grupo de escritores negros e divulgar a nossa maneira de fazer literatura”, disse. Para a gerente do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, Claudilene Silva, o lançamento é uma ação afirmativa. “A casa está aberta para receber os artistas da cidade e de outros estados que tenham a acrescentar à cultura negra. Cuti tem história no movimento negro brasileiro e tem tudo a ver com esse espaço”, afirmou.

Os dois livros podem ser adquiridos pelo site www.mazza@uai.com.be, ou através da página do autor www.cuti.com.br.

Autor – O poeta, ensaísta e escritor negro Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, é um dos mais engajados militantes da literatura afro-brasileira. Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, em 31 de outubro de 1951, e viveu em Santos até os 23 anos. Depois mudou-se para São Paulo e estudou Letras na USP, onde lecionou até 1980. Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Brasileira, pelo Intituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Cuti foi um dos fundadores do Quilombhoje-Literatura, grupo paulistano de escritores, surgido em 1982 e dedicado a discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura. Autor de livros como “Poemas da Carapinha(1982)” e “Batuque de Tocaia (1983)” (Edição do Autor), “Negros em contos” (1996) e “Sanga” (2002)Cuti está também entre os criadores da série Cadernos Negros, criada em 1978, mesmo ano da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU).
Matérias Relacionadas
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana
- PCR apresenta projeto do Memorial Chico Science
- Ano da França no Brasil é aberto oficialmente
- Programação:
- Parque sedia Festival Pernambuco em Dança


Enviar    Imprimir