Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU INICIA CAPACITAÇÃO DE SOCORRISTAS DE MOTOLÂNCIA
12:33 Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dá continuidade à capacitação da primeira turma de socorristas que irão conduzir as motocicletas que integram a nova frota do Samu Metropolitano Recife. As aulas começaram na segunda-feira (23) e terminam no sábado (28). A qualificação é obrigatória para condutores de veículos de emergência e caracteriza uma das exigências do Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira (25), aconteceu a segunda aula prática, no Aeroclube de Pernambuco, no Pina. Os 11 profissionais estão aperfeiçoando as técnicas de velocidade e pilotagem avançada, com treinamentos em pista interna e em terreno acidentado, para trazer mais agilidade e habilidade aos socorristas.

O curso está sendo ministrado pelos instrutores de motociclismo da Polícia Rodoviária Federal, Israel Nunes de Andrade e Uziel Feijó de França. “O pré-atendimento tem como objetivo reduzir o tempo de resposta. Com o treinamento, visamos capacitá-los para enfrentar as adversidades do trânsito com segurança, minimizando os riscos da profissão e atuando com mais eficiência no socorro”, disse o instrutor Israel Nunes de Andrade.

As aulas teóricas aconteceram no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), localizado na sede do Samu Metropolitano Recife, no bairro da Boa Vista, na segunda-feira (23) e na manhã da terça-feira (24). Os socorristas aprenderam, dentre outros assuntos, sobre direção defensiva, condução de veículo emergencial, manutenção, relações interpessoais e Legislação de Trânsito. Ao final do curso, serão aplicadas as provas e haverá a simulação de uma ocorrência de atendimento.

A turma demonstra interesse. “Estamos aprendendo que ser motociclista é muito diferente de simplesmente pilotar uma moto. São exigidas outras habilidades, como maior equilíbrio e desenvoltura para lidar com o inesperado”, disse o socorrista Fausto Brasilino, que há quatro anos atua no Samu.

Recife é uma das primeiras capitais a realizar o curso e a expectativa é que em pouco tempo as motolâncias possam estar nas ruas, agilizando o atendimento”, disse o gerente do Samu Metropolitano Recife, Leonardo Gomes. No baú de carga do veículo, serão levados colares cervicais, desfribilador, talas para imobilização, estetoscópio, cilindros de oxigênio, luvas, ataduras e outros materiais.

Participam do curso, profissionais do Samu Recife, Vitória, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Ipojuca, Paulista e Goiana. Outras duas turmas, com 11 socorristas cada, serão capacitadas ainda este ano. Uma no período de 30 de novembro a 05 de dezembro e a outra entre 14 e 19 de dezembro.

Matérias Relacionadas
- Saúde capacita profissionais sobre notificação de casos de violência contra a mulher
- Usuárias do Guilherme Abath promovem bazar beneficente
- Saúde promove integração de profissionais do Programa de Saúde da Família
- Samu capacita socorristas para condução de motolâncias
- Saúde capacita profissionais do Programa Nem com uma Flor
- Secretários prestigiam lançamento da futura sede da Fundação Altino Ventura
- Saúde orienta detentos do Aníbal Bruno sobre tuberculose
- Vigilância capacita comerciantes de alimentos da Festa do Morro
- Motoristas da PCR beneficiam mais um cadeirante
- Saúde participa de simpósio internacional sobre tabagismo
- Saúde capacita ambulantes para festa do Morro da Conceição
- Prefeitura discute atuação da Ouvidoria Municipal de Saúde
- Luz azul integra Prefeitura em mobilização internacional contra o diabetes
- Gustavo Couto dá boas vindas a novos servidores da saúde
- PCR comemora Dia de Combate ao Diabetes em unidade de referência municipal
- Saúde é destaque em evento do Metrorec
- Prefeitura discute intervenções de saúde em congresso de atividade física
- Equipes da Academia da Cidade recebem capacitação de metodologia americana
- OMS convida Prefeitura para participar de congresso mundial de hospitais
- Prefeitura participa da XI Semana de Saúde Metrorec


Enviar    Imprimir