Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE INICIA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA GRIPE A NO RECIFE
11:56 Domingo, 7 de Março de 2010

A Secretaria de Saúde do Recife inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação contra o vírus da Gripe A – Influenza A (H1N1), que se estenderá até o dia 21 de maio.
 
Entre os grupos prioritários estão trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas preexistentes (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas etc.), crianças de 6 meses a menores de 2 anos, população de 20 a 29 anos, pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas e a população de 30 a 39 anos.
 
O objetivo da vacinação não é evitar a transmissão do vírus, que já está presente em 212 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos. 
 
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a ação foi dividida em quatro etapas: na primeira fase (do dia 8 até o dia 19 de março), serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais que trabalham diretamente no atendimento a pacientes que podem apresentar a doença, além das populações indígenas.
 
O segundo momento, de 22 de março a 2 de abril, será direcionado às gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e pacientes acometidos de doenças crônicas, como asma e outras relacionadas a insuficiência respiratória; hepatite e/ou insuficiência renal crônica; diabetes; hipertensão arterial pulmonar; além de pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico entre outras.
 
A terceira etapa, que será realizada entre os dias 5 e 23 de abril, contemplará a população com idades entre 20 e 29 anos de idade. Já entre os dias 24 de abril e 21 de maio, será o momento do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – dentro das ações de combate á Influenza A, que vacinará contra a gripe sazonal pessoas com mais de 60 anos de idade e contra a Gripe A os pacientes idosos que estiverem acometidos por doenças crônicas. Neste mesmo período, será vacinada a população com idades entre 30 e 39 anos.
 
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “a situação epidemiológica do município está sob controle, mas mantivemos o estado de alerta. Por isso a necessidade de a Secretaria Municipal de Saúde ampliar as medidas a respeito da nova gripe, com a introdução da vacina contra o vírus da gripe pandêmica A (H1N1). Ao longo de 2009, intensificamos as ações de prevenção e combate à Gripe A no Recife. Entre as iniciativas, a capacitação dos profissionais de diversos segmentos; descentralização do atendimento; sensibilização de vários setores da sociedade. O momento atual é garantir à população o acesso à vacina, que se traduz no esforço constante da Prefeitura do Recife, em parceria permanente com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde em reduzir os números da doença no município e em todo o País, garantindo a saúde da população”, enfatiza.
 
Influenza A – É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida pessoa a pessoa. Entre os grupos de risco estão crianças com menos de dois e maiores de 60 anos, imunodeprimidos (em tratamento contra câncer ou Aids, por exemplo), diabetes, hipertensão, obesidade mórbida e gestantes.
 
Os principais sintomas da enfermidade são febre alta repentina e acima de 38ºC, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, musculares, na garganta ou nas articulações. O vírus se propaga muito rapidamente, por isso, em caso suspeito, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa ou trabalho em busca de tratamento.
 
No ano de 2009, foram notificados 538 casos e confirmados 49 (9,10%) com ocorrência de 1 óbito para Influenza A H1N1 no Recife. As faixas mais atingidas foram as de 20-34 anos (40,82%), 10-14 anos (20,41%), 5-9 e 15-19 anos ambas com 10,20%. O sexo feminino contribuiu com 46,94% dos registros e desses 13,04% eram gestantes.
 
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, ressalta que “a vacina estará disponível nos hospitais que são a entrada para o vírus, todas as unidades básicas do Recife, além das unidades que atendem pacientes portadores da doença, como por exemplo, a Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e o Pronto Socorro Infantil Jorge Medeiros, na Encruzilhada.  Haverá ainda vacinação nas emergências dos hospitais particulares. Esse início da vacinação contemplará aquelas pessoas que correm o maior risco de contraírem a doença, que são os profissionais da saúde. Todos aqueles que trabalham nos PSFs do Recife receberão a dose da vacina. É necessário estarem atentos ao calendário. Aqueles que, por algum motivo não puderem comparecer aos locais de vacinação durante o período, poderão se dirigir às sedes dos distritos sanitários, que contarão com estrutura para atendê-los”, afirma a coordenadora. Os A população também pode se informar sobre os locais da vacinação pelo telefone da Ouvidoria Municipal da Saúde – 0800.281.15.20. A ligação é gratuita.
 
Serviço:
 
O quê: Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife Quando: a partir desta segunda-feira (8) até o dia 5 de maio

Matérias Relacionadas
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo
- Cuidado redobrado na hora de se alimentar durante o Carnaval
- Cuidados simples garantem Carnaval com mais saúde à terceira idade
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Foliões poderão contar com a Ouvidoria Municipal da Saúde durante o Carnaval
- Foliões contarão com esquema especial de saúde durante Galo da Madrugada
- Bloco da Guilherme Abath ganha as ruas do Torreão
- Saúde orienta população sobre Gripe A e dengue durante o Carnaval
- Esquetes teatrais conscientizam população durante o Carnaval
- Unidades de saúde organizam prévias carnavalescas
- Secretário Gustavo Couto fiscaliza postos temporários da Saúde nesta sexta (12)
- Carnaval agita a rotina de unidades da rede municipal de saúde
- Unidades municipais de Saúde conduzem a folia em blocos de rua


Enviar    Imprimir