Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO DO PARQUE COMEMORA 95 ANOS COM CONCERTO ESPECIAL DA BANDA SINFÔNICA
10:38 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Apresentação fez parte da programação comemorativa que também contou com exibição diária de filmes

Na última terça-feira (24), um dos equipamentos mais populares da Cidade, o Teatro do Parque, completou 95 anos de existência. Para celebrar a data, a Prefeitura do Recife está oferecendo ao longo da semana uma programação comemorativa. Na noite desta quarta-feira (25), a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) apresentou um concerto em homenagem ao aniversário do teatro, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.

Para o diretor de Gestão de Equipamentos Culturais, Beto Rezende, que no evento representou o secretário de Cultura, Renato L., o caráter popular é uma marca do Cine-Teatro do Parque. “Este é um teatro que acolhe as pessoas. É, provavelmente, o cinema mais barato do planeta, com entrada simbólica de R$1,00. É um teatro com a cara do Recife”, afirmou. Já o gerente de serviços do Parque, José Brito, enalteceu o equipamento. “O Teatro do Parque é um espetáculo à parte, pois traz uma grande contribuição para a cultura da nossa Cidade e de nosso País”, disse.

Sem esconder a alegria de reger a banda numa data tão especial, o maestro Nenéu Liberalquino falou sobre a contribuição do Parque para a nossa cultura.“O teatro tem uma importância bastante significativa no cenário cultural de Pernambuco. Por aqui passaram vários artistas maravilhosos. Esse é um momento especial para a BSCR porque esse teatro é a nossa casa. Aqui, realizamos nossos ensaios e concertos. Estou muito feliz de estar presente nessa data”, comentou o maestro Nenéu.

O grande público que compareceu ao teatro conferiu um repertório diversificado, como sempre acontece nos concertos da BSCR, que são gratuitos. Abrindo a apresentação, a banda executou a segunda Suíte em Fá para banda Military Opus n°2, de Gustav Holst. O programa ainda contou com El amor Brujo, de Manuel de Falla; Ponteio, de Edu Lobo, um medley em tributo a Elvis Presley e outro com trilhas famosas da Disney.

Para o ator Odimício Félix, do Bairro da Boa Vista, frequentador assíduo dos concertos da BSCR, a homenagem aos 95 anos do Teatro do Parque é mais do que justa. “Esse teatro representa muito para os artistas que exercem a profissão. Já trabalhei muito aqui e também já trouxe bastante meus alunos para espetáculos”, comentou.

Cinema - De 23 a 27 de agosto, a Prefeitura do Recife está oferecendo uma programação diária de filmes. Na quinta (26) e sexta-feira (27), o Cinema do Parque volta a exibir, na sua programação normal, o longa nacional Segurança Nacional (2009), do diretor Roberto Carminati. No elenco, Thiago Lacerda, Ângela Vieira, Milton Gonçalves, Marcio Rosario, Gracindo Júnior, Ailton Graça e Sheila Melo. O governo brasileiro lidera um grupo de países da América Latina na tentativa de combate aos carteis de drogas. Em resposta, no entanto, os traficantes iniciam uma série de ataques às cidades brasileiras e aos recursos naturais dessas localidades. E o primeiro alvo é a Floresta Amazônica. As sessões serão às 14h30, às 16h40 e às 19h. O ingresso custa R$ 1,00 (preço único).

Aniversário: Em 24 de agosto de 1915, o Teatro do Parque entra em cena com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. As companhias brasileiras de Vicente Celestino e Alda Garrido, além das primeiras peças de Samuel Campelo e Valdemar de Oliveira também foram destaques da pauta histórica. As exibições do cinema mudo eram acompanhadas por músicos como o maestro e compositor Nelson Ferreira. No período de 1929 a 1959, o grupo Luiz Severiano Ribeiro arrendou o teatro e lançou filmes da Disney e as chanchadas brasileiras.

Em 1959, o prefeito Pelópidas Silveira desapropriou, reformou e reinauguração o espaço com a temporada da peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil. A pauta continua disponível para temporadas de artes cênicas, música e exposições no jardim e hall do prédio. Confira mais fotos no Flickr.

Matérias Relacionadas
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Lançamento de quarta edição da Revista Eita! agita rua da Moeda
- Raimundo Carrero mostra o que é carisma no A Letra e A Voz
- Bráulio Tavares lança livro no Festival A Letra e a Voz
- Exposição de gravuras de Anna Letycia Quadros é aberta no Mamam
- Festival A Letra e A Voz aborda literatura regionalista
- Rodrigo Lacerda revela detalhes da sua trajetória no painel A Letra e a Voz
- Novas formas de construção de linguagem são experimentadas em oficina
- Saulo Neiva lança seu livro Avatares da Epopéia no Festival de Literatura
- Hildeberto Barbosa e Silviano Santiago comandam debate sobre regionalismo
- Pátio Sonoro traz muito pop nesta sexta-feira
- Anna Letycia Quadros em exposição no Mamam
- Teatros do Recife têm programação variada nesta semana
- PCR lança coletânea de crônicas
- Prefeitura realiza seminário sobre políticas de leitura e redes de bibliotecas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- João Trevisan fomentou debate em torno da Literatura Homoerótica
- Curso ensina como criar blogs literários
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim


Enviar    Imprimir