Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS DE ANNA LETYCIA QUADROS É ABERTA NO MAMAM
08:52 Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Uma seleção de gravuras de várias fases da trajetória de 50 anos de carreira da artista estarão disponível ao público até o dia 26 de setembro

Por Juliano Muta

Uma feliz coincidência do destino fez com que a artista Anna Letycia Quadros, um dos grandes expoentes da gravura brasileira, fizesse sua primeira exposição no Recife, num espaço que leva o nome de seu contemporâneo e amigo, o pernambucano Aluísio Magalhães. Nesta quinta-feira (26), o Mamam, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, realizou coquetel de abertura da exposição Gravuras de Anna Letycia. A mostra fica à disposição do público até 26 de setembro.

Eu era muito próxima de Aluísio Magalhães e chegamos a ser sócios de uma galeria no Rio de Janeiro, chamada Gravura Brasil. Expor num museu que leva o nome dele é um prazer”, revelou a artista. Nascida em Teresópolis, interior do Rio de Janeiro, Anna Letycia viveu e participou do período áureo da gravura brasileira, que se deu da década de 30 até os anos 70. Com forte influência do universo animal, suas gravuras em metal passaram por fases que retrataram caramujos, formigas, verduras e frutas, pássaros, tatus, caixas, caracóis geométricos.

A artista foi mestra de muitos estudantes e gravadores que passaram pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e pelo Museu do Ingá, em Niterói, tendo sido premiada na Bienal dos Jovens de Paris, na Bienal de Pequim, no Salão Nacional, entre outros eventos. Já realizou mais de 15 mostras individuais e participou de coletivas, como as Bienais de Veneza, de Tóquio e de Florença, dentre outras no Brasil e no exterior. A gravadora, que também é contemporânea de outros consagrados artistas pernambucanos como Gilvan Samico e Guita Charifker, comentou sobre o atual momento da gravura brasileira. “Nós já tivemos mais reconhecimento no País. Vivi uma época áurea onde a gravura era valorizada”, lembrou.

PARCERIA – A exposição Anna Letycia faz uma retrospectiva dos mais de 50 anos de trajetória da artista e foi organizada e primeiramente apresentada pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, tendo seguido para Brasília e agora chega ao Recife, inaugurando uma parceria que, segundo a diretora o Mamam, Beth da Matta, envolve um projeto de intercambio entre arte educadores. “O trabalho educativo do Instituto Tomie Ohtake é muito bom e estamos iniciando uma parceria com eles no sentido de trocar experiências entre nossos profissionais”, explicou Beth.

O projeto tem como foco os educadores das escolas públicas estaduais e tem o objetivo de fomentar a interação dos alunos com Educativo do Mamam, além de oficinas abertas a público. Esta parceria também vai trazer mais exposições, como a da própria Tomie Ohtake, que deve ser a próxima a expor no museu.

A mostra de Anna Letycia toma o primeiro e parte do segundo andar do Mamam, conta com ação educativa e com agendamento de grupos para visitas guiadas.

Serviço:

Exposição Gravuras de Anna Letycia
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Rua da Aurora, 265 Recife
Tel. 81 3355-6870
www.mamam.art.br
Abertura: 26 de agosto, das 19h às 22h
Visitação: de 27 agosto a 26 setembro 2010
Terça a sábado, das 10 às 19 horas
Domingo, das 10 às 17 horas

Matérias Relacionadas
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Lançamento de quarta edição da Revista Eita! agita rua da Moeda
- Raimundo Carrero mostra o que é carisma no A Letra e A Voz
- Bráulio Tavares lança livro no Festival A Letra e a Voz
- Festival A Letra e A Voz aborda literatura regionalista
- Rodrigo Lacerda revela detalhes da sua trajetória no painel A Letra e a Voz
- Novas formas de construção de linguagem são experimentadas em oficina
- Saulo Neiva lança seu livro Avatares da Epopéia no Festival de Literatura
- Hildeberto Barbosa e Silviano Santiago comandam debate sobre regionalismo
- Pátio Sonoro traz muito pop nesta sexta-feira
- Teatro do Parque comemora 95 anos com concerto especial da Banda Sinfônica
- Anna Letycia Quadros em exposição no Mamam
- Teatros do Recife têm programação variada nesta semana
- PCR lança coletânea de crônicas
- Prefeitura realiza seminário sobre políticas de leitura e redes de bibliotecas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- João Trevisan fomentou debate em torno da Literatura Homoerótica
- Curso ensina como criar blogs literários
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim


Enviar    Imprimir