Saúde
CURSO IRÁ DISCUTIR ALTERAÇÕES OSTEOARTICULARES NA DOENÇA
19:36 Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010
O evento visa implementar o diagnóstico e qualificar a assistência às pessoas portadoras da doença
Por Cris Sobral
A Prefeitura do Recife irá promover nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a partir das 8h, na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), o curso sobre Alterações Osteoarticulares e Úlceras de Perna na Doença Falciforme. A realização do evento faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife, Ministério da Saúde e Diretoria Geral de Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme. A capacitação é direcionada a hematologistas, infectologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e ortopedistas.
O primeiro dia do curso contará com dois módulos. No primeiro, serão discutidas as manifestações esqueléticas e musculares da anemia falciforme, que chegam a atingir 80% dos pacientes. Já no segundo módulo, será abordada a questão das úlceras de pernas, fatores preditivos de não cicatrização, atenção básica e as úlceras complexas. No segundo dia serão realizadas aulas práticas sobre avaliação de pacientes, exames de imagem, diagnósticos e condutas.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde da População Negra do Recife, Miranete Arruda, o objetivo do curso é otimizar o tratamento para os portadores da doença falciforme, qualificando a assistência a estas pessoas. “Além de preparar nossos profissionais para atender melhor a população, queremos prepará-los para atuar como multiplicadores que, desta forma, irão dar mais visibilidade ao problema e facilitar que o tratamento se torne mais acessível”, disse.
A abertura também contará com a participação de representantes do Hemope e da Associação Pernambucana de Portadores de Anemias (APPAH).
Política – Instituído em 2006, o Programa de Atenção à Saúde da População Negra do Recife tem trabalhado para realizar o diagnóstico precoce da enfermidade e acompanhar os casos que chegam à rede de saúde municipal. O teste do pezinho, que identifica a doença, é oferecido nas três maternidades do Recife – Barros Lima (Avenida Norte, 6465, Casa Amarela); Professor Bandeira Filho (Rua Londrina, S/N, Afogados) e Arnaldo Marques (Avenida Dois Rios, S/N, Ibura de Baixo). Já o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.
Saiba mais – A anemia falciforme é uma modificação dos glóbulos vermelhos causada por alterações genéticas. Os glóbulos das pessoas com esse problema podem causar obstruções dos vasos sanguíneos, que geram dores de intensidade variáveis e lesões nos órgãos. Os principais sintomas da doença são palidez, cansaço e icterícia (amarelado na parte branca do olho), além de maior tendência a infecções e febre. Sempre que apresentar os sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de emergência. A anemia falciforme não tem cura, mas tratamento. Quem sofre com esse problema pode ter uma vida normal, desde que sejam tomados os cuidados necessários.

- - Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- - Recife apresenta novas equipes do NASF
- - Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- - Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- - Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- - Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- - Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- - Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- - Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- - PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- - Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- - Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- - Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- - Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- - Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- - Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- - Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- - Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- - Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura
- - Unidade de Pediatria Helena Moura comemora o Dia das Crianças
|