Saúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE LER/DORT
18:02 Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2011
Palestra e discussões foram realizadas sobre a enfermidade no evento
Nesta segunda-feira (28), no Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um debate sobre a enfermidade. O encontro aconteceu na Fundacentro, no bairro do Torreão.
“O foco hoje aqui é a prevenção. O que você pode fazer para diagnosticar precocemente a doença e estar revertendo o quadro”, afirmou o coordenador da política do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), Carlos Cazumbá. Para atingir esse objetivo, palestra e discussões foram realizadas sobre o que é LER/DORT, causas, fatores de risco, e tratamento.
Uma mesa com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio-PE), Cerest, Fundacentro e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) foi composta para discutir as LER/DORT. Segundo a terapeuta ocupacional do Cerest, Eleonora Távora, que realizou a palestra no evento, as LER/DORT podem até causar incapacidades permanentes, dificultando tanto as atividades profissionais quanto as mais simples do dia a dia, como pentear os cabelos. “Por isso, a importância da prevenção e isso a gente consegue através da organização do trabalho, do ambiente com mobiliário adequado e a manutenção permanente, as pausas adequadas. É importante permitir a variação da tarefa e as relações interpessoais porque num ambiente tenso as estruturas corporais ficam mais sujeitas às lesões”, completa Eleonora.
Ainda de acordo com a terapeuta, os sintomas de uma LER/DORT começam com um desconforto, cansaço e dor na região afetada. “É importante procurar um serviço de saúde e que a gente veja, no ambiente de trabalho, se tem outras pessoas que estão sofrendo com os mesmo sintomas e, em grupo, elas podem procurar os órgãos competentes para detectar o que está causando esse adoecimento”, detalha a terapeuta.
Os fatores de risco para as LER/DORT são a repetição da atividade, manutenção da posição, pausas inadequadas ou insuficientes, estresse no trabalho, equipamentos e mobiliários inadequados.
No período de dezembro de 2008 a maio de 2010, 82% dos usuários atendidos no Cerest foram acometidos de LER/DORT. São encaminhadas para o Cerest, as pessoas acometidas por doenças do trabalho em geral. O centro é uma instituição ligada à Secretaria Municipal de Saúde.
Participaram do evento, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e do Cerest.

- - SAÚDE
- - PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- - Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- - CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- - PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo
- - Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio
- - CMS-Recife define metas do Controle Social da Saúde para 2011
- - Prévia carnavalesca encerra Semana de Promoção à Saúde no PSF UR-03
- - Saúde da Zona Norte reforçada com inauguração do 118º PSF do Recife
- - PCR promove mutirão de doação de sangue no PSF da UR-3 Ibura
- - Conselho Municipal de Saúde promove oficina de planejamento estratégico
- - Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue
- - PCR Promove semana de promoção à saúde no PSF da UR3 - Ibura
- - Saúde capacita redutores de danos e assistentes de prevenção que atuarão no Carnaval Multicultural 2011
- - Assistentes de prevenção e redutores de danos serão capacitados para atuação no Carnaval Multicultural 2011
- - Polos carnavalescos do centro do Recife passam por desratização
- - João da Costa participa de inauguração da UPA Solano Trindade
- - Vigilância Sanitária capacita comerciantes sobre venda e manuseio de alimentos
- - João da Costa apresenta ampliação do SAD
- - Conselho Municipal de Saúde conta com novo coordenador em 2011
|