Atalhos de navegação:

    Saúde     Saúde da Zona Norte reforçada com inauguração do 118º PSF do Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE DA ZONA NORTE REFORÇADA COM INAUGURAÇÃO DO 118º PSF DO RECIFE
16:09 Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

Fotos: Fernando Silva
João da Costa conferiu de perto os equipamentos do posto
João da Costa conferiu de perto os equipamentos do posto
Nova equipe do USF Dr. Luiz Wilson
Nova equipe do USF Dr. Luiz Wilson
Visita as obras da Policlínica de Água Fria
Visita as obras da Policlínica de Água Fria

Ato foi comandado pelo prefeito João da Costa, que ressaltou a marca de 250 equipes do programa e cobertura de 60% da população

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugurou na manhã desta quinta-feira (24), a USF Dr. Luiz Wilson, 118a da rede municipal. O posto vai beneficiar aproximadamente 16 mil moradores da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da Cidade. A requalificação exigiu um investimento aproximado de R$ 640 mil, entre recursos federais e municipais. Em seguida, o gestor visitou as obras da Policlínica de Água Fria, uma das maiores iniciativas da atual administração no setor.

“A Zona Norte apresentava alguns dos piores índices de saúde no Recife. Por isso, nos últimos dez anos encaramos o desafio de melhorar as condições sanitárias e de saúde na região. Como prefeito, fico muito gratificado quando implementamos ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. Esse é um compromisso que assumimos e uma das prioridades da Prefeitura do Recife e da nossa gestão”, apontou João da Costa.

O prefeito ressaltou ainda a marca alcançada com a entrega do novo posto aos moradores da Bomba do Hemetério e áreas vizinhas. “Duzentas e cinquenta equipes de Saúde da Família não é pouca coisa. Em 2000, os moradores da capital pernambucana contavam com apenas 27 grupos. Não havia praticamente a quem recorrer. Nesse tempo, também trabalhamos para requalificar a rede e oferecer o melhor serviço possível. Agora, precisamos da colaboração da comunidade na preservação do posto. Já fizemos muito pela área e ainda pretendemos investir muito mais”, assegurou.

A representante das comunidades beneficiadas com o PSF Dr. Luiz Wilson, Maria da Guia Mendes, conhecida como Lia da Bomba, destacou a importância da iniciativa. “A inauguração do posto é motivo de festa. Chegar até esse momento foi uma luta e a conquista deve ser comemorada. A unidade está linda, melhor que muita clínica particular”, apontou. “Tudo era muito diferente no ano 2000, mas agora o gigante que vivia deitado em berço esplêndido acordou. João da Costa tem trazido ações e cuidado das pessoas”, completou Amaro Adelson Guimarães, conselheiro distrital da Saúde.

Durante o ato, João da Costa foi acompanhado pelo secretário e pelo assessor executivo da Saúde do Recife, Gustavo Couto e Tiago Feitosa, respectivamente. Também prestigiaram a cerimônia o secretário de Educação, Cláudio Duarte; o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; a assessora executiva de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Ana Claudia Mota; o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; e os vereadores Almir Fernando, Inácio Neto e Luiz Eustáquio.

A solenidade teve ainda a participação de Adriana Franco, do Instituto Wal-Mart, e do diretor do Hospital das Clínicas, Marcos Carvalho – representando Amaro Lins, reitor da UFPE. O evento foi complementado com a presença de funcionários do PSF e de outros gestores da Secretaria Municipal de Saúde. Inspirada, a médica Rizete Sobral declamou uma poesia feita especialmente para o momento, destacando o cotidiano do serviço.

/

Fortalecimento – Com o início do funcionamento do PSF Dr Luiz Wilson, a Prefeitura do Recife comemora uma marca histórica: o município passa a contar com 250 equipes de Saúde da Família, oferecendo uma cobertura direta a 60% da população da capital pernambucana. Em 2000, a população do Recife contava com apenas 27 equipes de PSF, beneficiando a somente 90 mil pessoas – aproximadamente 6% dos moradores da capital. Cada grupo vinculado ao programa é formado por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

“O total de equipes é muito representativo para o fortalecimento da estratégia na capital pernambucana. Mostra o empenho da atual gestão em cumprir os princípios do Sistema Único de Saúde, pautado na universalidade, na resolutividade e na eqüidade do atendimento, que deve ser humanizado e articulado entre diversas políticas”, afirmou Gustavo Couto, secretário municipal de Saúde. “O Saúde da Família tira o foco da medicina assistencialista, pautada somente na cura da doença, e investe em prevenção e promoção à saúde, oferecendo uma atenção integral a cada indivíduo”, acrescentou.

A Prefeitura também investiu na implementação de iniciativas como o Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que amplia as ações da atenção básica com a ampliação do atendimento multiprofissional; Napi – Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, também de atuação intersetorial, só que com ênfase nas práticas complementares e integrativas, a exemplo de yoga, massoterapia e Tai Chi Chuan; e SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar, que disponibiliza cuidados às pessoas com doenças crônicas que não podem se deslocar até uma unidade de saúde.

No posto, atuarão quatro equipes do Programa Saúde da Família (cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde) e três de Saúde Bucal (totalizando três odontólogos e três auxiliares de consultório dentário). A unidade ainda tem um ponto de apoio do Programa de Saúde Ambiental.

Especializada – A Policlínica de Água Fria terá 1,5 mil metros quadrados de área e oferecerá assistência especializada em cardiologia, clínica geral, colposcopia, dermatologia, endocrinologia, farmácia, geriatria, ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria e psiquiatria. No local, a população também terá acesso a atendimento em nutrição, fitoterapia, fonoaudiologia e enfermagem, bem como espaço para acolhimento e educação em saúde, além de salas de nebulização, vacinação, coleta de sangue e citologia oncótica, copa e expurgo, entre outros.

A construção beneficiará a mais de 120 mil pessoas que moram na Zona Norte da capital pernambucana. Sua construção recebeu recursos superiores a R$ 1,76 milhão por parte da Prefeitura do Recife. Após a inauguração, a rede municipal passará a contar com 12 unidades do tipo, sendo quatro com pronto-atendimento 24 horas. Os demais centros médicos especializados da Secretaria Municipal de Saúde possuem exclusivamente assistência ambulatorial.

Matérias Relacionadas
- Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio
- CMS-Recife define metas do Controle Social da Saúde para 2011
- Prévia carnavalesca encerra Semana de Promoção à Saúde no PSF UR-03
- PCR promove mutirão de doação de sangue no PSF da UR-3 Ibura
- Conselho Municipal de Saúde promove oficina de planejamento estratégico
- Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue
- PCR Promove semana de promoção à saúde no PSF da UR3 - Ibura
- Saúde capacita redutores de danos e assistentes de prevenção que atuarão no Carnaval Multicultural 2011
- Assistentes de prevenção e redutores de danos serão capacitados para atuação no Carnaval Multicultural 2011
- Polos carnavalescos do centro do Recife passam por desratização
- João da Costa participa de inauguração da UPA Solano Trindade
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes sobre venda e manuseio de alimentos
- João da Costa apresenta ampliação do SAD
- Conselho Municipal de Saúde conta com novo coordenador em 2011
- Programa Academia da Cidade inicia programação do Ciclo Carnavalesco
- Consultório na Praça faz mutirão de exames de pele para detectar casos de hanseníase neste sábado
- Exames de pele serão oferecidos pela PCR à população neste sábado, na Pracinha do Diario
- Prefeito entrega USF para moradores do Ibura de Baixo
- PCR capacita profissionais de saúde com seminário sobre a hanseníase
- PCR promove seminário sobre a hanseníase para profissionais de saúde


Enviar    Imprimir