Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA MUNDIAL DO RIM É LEMBRADO NO RECIFE
16:56 Quarta-feira, 9 de Março de 2011

Atividades terão início às seis da manhã e acontecerão no Parque da Jaqueira

Por Tádzio Estevam

No Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, dia 10 de março, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o hospital conveniado Maria Lucinda e a Multirim, lembra a importância de realizar exames com frequência para evitar que a doença renal se torne crônica. Por isso, a instituição realiza - a partir das 6h - uma série de atividades no Parque da Jaqueira.

As atividades que seguirão até as 9h, contarão com a distribuição de materiais informativos e esclarecimentos sobre a patologia com profissionais do Centro de Saúde Albert Sabin e do hospital. Aferição de pressão arterial e teste de glicemia também serão feitos. Segundo dados do Ministério da Saúde 2 milhões de brasileiros apresentam algum grau de disfunção renal. E o mais preocupante é que 60% dessas pessoas não sabem de sua doença. O evento contará com a presença do assessor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Feitosa.

“A enfermidade é uma doença que é deixada de lado pelas pessoas. A finalidade do evento é exatamente chamar a atenção e incitá-las para a realização de exames, freqüentemente, como forma de prevenção”, avisa o assessor executivo da secretaria Tiago Feitosa.

Ele lembra que a cautela é ainda maior com os pacientes hipertensos e diabéticos. “Estes devem manter a diabetes e a pressão arterial controladas, assim, evitando complicações renais. Se não for tratada em tempo, se torna uma insuficiência renal crônica com um tratamento penoso com hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante”, avisa o assessor.

E quem tem somente um rim também deve tomar cuidado para não ter problemas, uma vez que uma pessoa com um rim só, pode viver tranquilamente, mas periodicamente terá que fazer exames para checar se está tudo bem.

A recomendação dada pelos especialistas é que as pessoas solicitem ao profissional o exame de urina e o de sangue para detectar a elevação da creatinina. A substância deve ser eliminada pela urina, mas quando está alta, indica que os rins não estão funcionando bem.

Saiba mais - A principal função dos rins é eliminar todas as impurezas que existem no sangue, controlar a quantidade de sal e água do corpo, produzir hormônios para o bom funcionamento do organismo, regular a pressão arterial, além de expulsar excesso de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Para saber se você possui uma doença renal atente para os seguintes sintomas: anemia, diminuição do volume e muita espuma na urina, vômitos, soluços persistentes, inchaço, indícios de infecção urinária, palidez e fraqueza. Estes são alguns sintomas da doença renal, ocasionado na maioria das vezes, por pessoas hipertensas e diabéticas, pacientes com cálculos renais, infecções nos rins e doenças imunológicas como lúpus e nefrites (inflamação nos rins).

Matérias Relacionadas
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR
- Folião responsável cuida da saúde durante o Carnaval
- Ouvidoria Municipal da Saúde atenderá aos cidadãos também durante a Folia de Momo
- Prefeitura do Recife vistoria as unidades temporárias de saúde para o Carnaval
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Aeroporto Internacional dos Guararapes mobilizado contra a dengue nesta sexta (04)
- Diretoria de Gestão do Trabalho promove prévia carnavalesca para os servidores da Saúde
- Frevo animará primeira prévia carnavalesca do Centro de Vigilância Ambiental
- Prévia carnavalesca do CAPS Galdino Loreto anima ruas de Afogados
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre LER/DORT
- SAÚDE
- PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo
- Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio


Enviar    Imprimir