Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SIMULADO DO SAMU RECIFE PARA ATENDIMENTO DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS ATRAI CURIOSOS NO CENTRO DO RECIFE
00:00 Domingo, 5 de Fevereiro de 2012

Grande ação mobilizou quase 100 profissionais que atuaram em possíveis ocorrências no Galo da Madrugada, que funcionará como evento-teste para a Copa de 2014
 
Por Tádzio Estevam
 
Centenas de curiosos se concentraram na tarde deste sábado (04), no Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto e Estação Central do Metrô, para acompanhar uma atividade realizada pela Prefeitura do Recife. A ação consistiu na simulação de um atendimento clínico de desastre que envolveu quase 100 pessoas coordenadas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). A iniciativa foi uma preparação para o 35o cortejo do Galo da Madrugada, no próximo dia 18, evento que reúne mais de 1,5 milhão de pessoas. A mobilização contou ainda com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), Universidade de Pernambuco (UPE) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
 
Durante a simulação, foi reproduzido o tombamento de um trio elétrico sobre foliões na Avenida Dantas Barreto na altura do Pátio do Carmo onde funcionará um posto avançado do Samu no dia do Galo. No local, cerca de 30 figurantes maquiados com características de leves e graves ferimentos participaram da ação simulando um acidente real. Após o início da simulação, as equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia e CTTU foram mobilizados para o atendimento. Os primeiros socorros às vitimas foram dados no local onde várias lonas de classificação de risco (verde, amarela, vermelha e preta) foram forradas no chão.

De acordo com o coordenador Geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, a simulação atingiu o resultado esperado. “A ação de hoje nos serviu para termos a certeza que estamos preparados para enfrentar uma situação como esta em grandes eventos como o desfile do Galo da Madrugada. Além de toda essa estrutura, esta foi a primeira ação em que utilizamos duas aeronaves ao mesmo tempo. Além disso, confirmamos o nosso tempo resposta para a chegada das ambulâncias e o socorro às vítimas transcorreu a contento de toda a equipe”, comemorou.
 
O assessor executivo da secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa, também ficou satisfeito com a operação, uma vez que ela servirá como um pré-teste para a estrutura que será oferecida pela PCR durante o Galo. “Ficamos muito felizes com esta simulação. Caso aconteça algo semelhante no dia do desfile, os nossos profissionais efetuarão o atendimento dentro de todos os requisitos exigidos pela Câmara Técnica da Copa do Mundo de 2014, uma vez que o Galo da Madrugada será o foco do teste que será feito pela Fifa que avaliará as ações de saúde que desenvolveremos para atender o público durante o campeonato internacional”, acrescentou.
 
A simulação se aproximou tanto da realidade que alguns transeuntes se emocionaram. “Eu fiquei muito nervosa quando vinha passando pelo local e vi tudo isso. Ainda sem entender o que estava acontecendo e vendo aquelas pessoas feridas, comecei a chorar e liguei logo para casa para dizer o que estava acontecendo. Em seguida, perguntei a um policial que me explicou a situação. Foi quando eu me tranqüilizei e acompanhei até o fim”, disse a comerciária Renata Barbosa. Após o esclarecimento, ela comentou melhor sobre a ação. “É muito importante saber que, se acontecer algo parecido com isto que estou vendo aqui, vou ficar mais tranqüila em saber que a população será bem atendida pela prefeitura. O prefeito está de parabéns”.
 
Durante a encenação participaram atores, profissionais de saúde, soldados do Corpo de Bombeiros, agentes da CTTU, entre outros. Da frota do Samu Recife, foram utilizados dois helicópteros, um pactuado com a PRF e outro com a SDS; quatro ambulâncias, duas delas com UTI móvel; e duas motolâncias, além de uma Kombi – ‘representando’ o transporte de vítimas por populares.
 
Trânsito - Por causa do simulado, a partir das 13h, a CTTU interditou a pista principal da Avenida Dantas Barreto na altura da Avenida Nossa Senhora do Carmo. A circulação dos veículos ocorreu pela pista da esquerda da Dantas Barreto, de tráfego misto, até a liberação da via principal, por volta das 17h. Agentes da Companhia estiveram no local para monitorar o trânsito e apoiar o trabalho das equipes de saúde.

Matérias Relacionadas
- Agentes de prevenção e de redução de danos do Recife passam por capacitação
- Feira de adoção de cães e gatos entra no ritmo da folia momesca
- Saúde capacita agentes de prevenção e redução de danos que atuarão no Carnaval 2012
- Amigas do Peito chegam à comunidade Vila dos Milagres, no Ibura
- Samu Recife vistoria área que receberá simulado de atendimento a desastre neste sábado
- Mutirão da dengue tomou as ruas da COHAB, Zona Sul do Recife nesta sexta-feira
- Grande simulação capacita médicos e enfermeiros do Samu Recife para o resgate aeromédico
- Zona Norte do Recife recebeu ação de combate à hanseníase
- Carnaval Animal movimentará feira de adoção de cães e gatos no próximo sábado no Cordeiro
- Moradores da Cohab receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira
- Samu Recife fará simulação de atendimento de múltiplas vítimas no Centro do Recife
- Dia do Espelho encerra comemorações pelo Dia Mundial da Luta Contra a hanseníase
- Amigas do Peito contempla usuárias da USF Rio da Prata no Ibura
- Saúde realiza ações de combate a Hanseníase na Zona Norte do Recife
- Profissionais do Samu Recife recebem capacitação para tripular aeronaves
- Combate ao mosquito da dengue ganha reforços no Recife
- Combate à dengue no Recife contará com reforço a partir desta quarta-feira
- População atende a chamado e participa da comemoração pelo Dia de Luta Contra a Hanseníase
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo


Enviar    Imprimir