Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PSFS SERÃO CAMPO DE PRÁTICA PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA UPE

Parceiras desde 1980, a Prefeitura do Recife e a Universidade de Pernambuco acabam de ampliar ainda mais os seus vínculos com a criação da primeira Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família. É que as unidades da rede municipal serão campo de prática para a formação dos estudantes da especialização da instituição de ensino. A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (05), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, e contou com a participação da assessora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Ilka Falcão.

A pós-graduação terá duração de dois anos, com carga horária de 5.700 horas, distribuídas em 60 horas semanais. Aprovados em recente seleção promovida pela UPE, os 29 alunos são de 11 diferentes categorias: educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. No primeiro momento, eles atuarão nos PSFs e, posteriormente, em estabelecimentos como policlínicas centros de atenção psicossocial (Caps). Todas as unidades serão situadas nas zonas Norte e Noroeste, que compreendem os distritos sanitários II e III da cidade.

Além de conhecer a população do território, os residentes ficarão encarregados de identificar os riscos à saúde existentes na comunidade, programando ações individuais e coletivas para melhorar a qualidade de vida da população. Também serão responsáveis por realizar ações de promoção à saúde, incentivar o controle social nos serviços de saúde e atuar na formação e capacitação dos agentes comunitários, entre outras atividades.

“Desde 2001, o prefeito João Paulo tem implementado políticas inovadoras no nosso setor, em que se destacam iniciativas como a Gerência de Atenção à Saúde da População Negra, o Samu e o Programa Academia da Cidade, entre muitas outras. Também são características da atual gestão a prioridade na estruturação da rede municipal e a preocupação com a qualificação dos recursos humanos, tanto a dos servidores da casa como a dos futuros profissionais, que poderão trabalhar no Sistema Único de Saúde ou mesmo na iniciativa privada”, comentou Ilka Falcão.

Coordenadora da Residência Multiprofissional, Paulette Cavalcanti enfatizou o ineditismo da iniciativa no serviço público, a primeira do tipo na UPE. “A universidade sempre se colocou em papel de vanguarda dentro da perspectiva de unificar a rede de ensino e a rede de Saúde do Recife e demais municípios do Estado. Esse tipo de processo melhorou a relação com as unidades do PSF e despertou a necessidade de uma especialização voltada para essa formação acadêmica”, destacou.
Matérias Relacionadas
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede
- PCR promove Encontro de Saúde e Terreiros
- PCR promove 1ª Jornada do Samu Recife
- Anemia Falciforme é tema de capacitação
- Recife promove 1º Encontro de Saúde e Terreiros
- Servidor é orientado sobre assédio moral no trabalho
- Varredura da PCR localiza focos de dengue na Rural


Enviar    Imprimir