Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NOITE DE DOMINGO ANIMADA NO MARCO ZERO

A noite de domingo (28), no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, foi dedicada à mistura de gêneros musicais. No palco montado pela Prefeitura para a programação do Projeto Recife Natal de Vozes e Luzes, se apresentaram os pastoris Tia Marisa e Estrela D'Alva, o grupo Coco de Tebei, e o cantor Geraldo Maia. A primeira atração a se exibir ao público que começava a chegar do local, foi o pastoril Tia Marisa. Em cena, a agremiação mostrou o tão tradicional conflito entre os cordões encarnado e azul, além de exaltar personagens com a borboleta e a jardineira.
 
Na seqüência, um momento muito especial com um verdadeiro banho de cultura popular. Era a vez da apresentação do Coco Tebei, que levou aos espectadores presentes no Marco Zero uma autêntica manifestação do coco de roda. No palco, quatro vocalistas e cinco casais de dançarinos amimaram as pessoas. Os homens do grupo ainda eram os responsáveis por ditar o ritmo percussivo das músicas com os pés, apenas, pois não havia outros instrumentos musicais. O Coco de Tebei é oriundo da cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, e lançou neste final de ano seu primeiro CD/DVD, intitulado Eu tiro o couro do dançador. Tebei é o nome dado, em Tacaratu, ao coco cantado e dançado pela comunidade com a intenção de aplainar o chão de barro de uma casa em fase final de construção.
 
A terceira apresentação da noite foi o pastoril Estrela D'Alva, do bairro de Santo Amaro. Com 25 anos de tradição, o grupo se renova a cada ano. Em cena, 19 participantes de idade entre 06 e 16 anos divertiram a platéia. Além das pastoras, quem também chamou a atenção foi um dos músicos da bandinha que acompanhava a exibição. O saxofonista senhor João da Guabiraba, que atua junto ao Estrela D'Alva desde a criação, estimulava junto ao público a rivalidade sadia entre os cordões encarnado e azul. Segundo a fundadora do bloco, Mariza Lopes, o pastoril representa de uma tradição de Pernambuco que nunca deve acabar, pois é uma cultura viva, afirmou.
 
Para finalizar a noite em grande estilo, foi a vez do cantor e compositor Geraldo Maia. No repertório, músicas de sua autoria e também com a participação de grandes nomes da MPB. É um prazer está aqui neste palco, num local tão bonito como é o Marco Zero, e poder cantar para vocês, afirmou o artista no início de sua apresentação. A auxiliar de enfermagem, Maria Rita Lima, gostou da programação do domingo. Acompanhada do marido, ela ressaltou a importância de se valorizar as manifestações do Estado. São representantes de Pernambuco que levam nossa cultura para todo o mundo. Devemos agradecer a aplaudir sempre essas figuras, informou a recifense orgulhosa.

Matérias Relacionadas
- Mamulengos alegram a Praça do Arsenal
- A Chegança de Marujos no Sítio Trindade
- Outras atrações garantiram a festa no Nascedouro de Peixinhos
- Atrações musicais sacudiram o público no Marco Zero
- Baile do Menino Deus lota Praça do Marco Zero na noite de Natal
- Pólo do Nascedouro brinda o Natal com música e lazer para a família
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Festa de Natal da UR 1 reúne muita cultura, forró e brega
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas
- PCR inscreve para concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Prefeitura abre inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009
- Casa do Carnaval lança exposição sobre os homenageados do Natal 2008
- Carnaval do Recife agita a avenida Paulista neste domingo
- PCR leva corais para as ruas do Recife
- Prefeitura lança coletânea de contos natalinos
- Sítio Trindade convida recifenses para programação festiva


Enviar    Imprimir