Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PLANO DE COMBATE À DENGUE DA PCR SERVIRÁ DE MODELO PARA A CAPITAL CARIOCA

A bem-sucedida experiência de combate à dengue desenvolvida pela Prefeitura do Recife em 2008 será apresentada nesta quarta-feira (04), no Rio de Janeiro, em evento promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa pretende definir consensos técnicos para as atividades de controle da moléstia na capital carioca, que teve considerável número de óbitos decorrentes da enfermidade no ano passado. O Recife é a única cidade do Norte/Nordeste a participar da reunião. As duas outras convidadas pelo Governo Federal são Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

“Apresentaremos a metodologia traçada para a redução da incidência de casos e a diminuição de focos do mosquito transmissor da doença. Entre os destaques do planejamento da Prefeitura do Recife está a organização de uma força-tarefa, com a realização de parcerias exitosas com Exército e Corpo de Bombeiros, além de instituições religiosas, entidades de classe, organizações não-governamentais e voluntários, entre outros”, comentou a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz.

Gerente do Programa de Saúde Ambiental (PSA), Otoniel Barros também estará presente no evento. “Mostraremos as dificuldades encontradas no trabalho cotidiano, como a questão do racionamento de água, que leva os moradores, principalmente os mais carentes, a armazenar o líquido de maneira arriscada, como em tonéis, baldes e garrafas, favorecendo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também detalharemos a estrutura do programa municipal, com a realização de visitas domiciliares por parte dos agentes de saúde ambiental e a qualificação dos recursos humanos”, destacou.

Organizado pelo Governo Federal, o encontro será promovido ao longo do dia no Centro Administrativo São Sebastião, onde funciona a Prefeitura do Rio de Janeiro. Encerradas as apresentações municipais, a pretensão do Ministério da Saúde é definir uma agenda de encaminhamentos que possibilite a cidade anfitriã a definir critérios para a otimização do controle de vetores em seu território.

Plano - Segundo o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, o combate à dengue é um desafio permanente e uma prioridade da gestão. “Em 2008, a Prefeitura do Recife implementou um eficiente plano de contingência multissetorial, que envolveu as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Planejamento e Gestão Estratégica e Comunicação Social. Estamos vigilantes em todo momento para que a doença seja mantida sobre controle. As ações cotidianas continuam sendo desenvolvidas e contamos com o engajamento da população para que ela faça a sua parte e siga como nossa parceira no enfrentamento do problema, que é de saúde pública”, completou.

Matérias Relacionadas
- Políticas de controle do tabagismo da PCR serão apresentadas na Índia
- Folia embala unidades da rede municipal de Saúde
- PCR faz mobilização em ambientes livres do fumo
- Mais Vida na Folia capacita agentes de redução de danos neste fim de semana
- Saúde entra em ação no 45o Baile Municipal do Recife
- Vigilância Sanitária do Recife vai atuar nas prévias carnavalescas de rua
- Academia da Cidade promove Carnaval unificado neste domingo (15)
- Prefeitura percorre estabelecimentos livres do fumo
- Fábricas de gelo na mira da Vigilância Sanitária
- Redutores de danos recebem capacitação para o Carnaval
- Metodologia de resgate norte-americana movimenta curso promovido pelo Samu
- Redutores de danos serão capacitados para o Carnaval
- Samu Recife realiza II Etapa de curso sobre desastre com múltiplas vítimas
- Frevo ganha destaque na Academia da Cidade
- Frevo invade as aulas da Academia da Cidade
- Hanseníase é tema de campanha nas Academias da Cidade
- Profissionais da Academia da Cidade se engajam no combate à hanseníase
- Academia da Cidade realiza oficina de frevo para profissionais do programa
- Combate à dengue conclui mobilização na Guabiraba
- Pátio do Carmo recebe ação de combate à hanseníase


Enviar    Imprimir