Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO E MINISTRA PARTICIPAM DA ABERTURA DO SÃO JOÃO DE CARUARU
00:00 Domingo, 31 de Maio de 2009

Ao som do autêntico forró pé de serra, o prefeito do Recife, João da Costa, participou, na noite deste sábado (30), da abertura oficial do São João 2009 de Caruaru, município no Agreste de Pernambuco. Acompanhado pela primeira dama do município, Marília Bezerra, João da Costa iniciou a agenda junina na casa do deputado federal Wolney Queiroz, filho do atual prefeito de Caruaru, José Queiroz, que ofereceu um jantar de boas vindas aos convidados, dentre eles o governador Eduardo Campos e a primeira dama do Estado, Renata Campos; a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação do Recife, Lygia Falcão; os ministros José Múcio, das Relações Institucionais; e Nilcéia Freire, ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Estiveram presentes também o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi e, pela primeira vez em Caruaru, para conhecer o São João, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
 
O prefeito João da Costa destacou a importância da manifestação cultural e a alegria pela presença da ministra Dilma Roussef. O chefe do executivo municipal aproveitou o evento, que teve na abertura oficial atrações como os cantores Fagner e Elba Ramalho. “Muito bom aproveitar a festa e poder acompanhar a ministra Dilma em Caruaru, além de prestigiar o nosso companheiro José Queiroz, prefeito do município. A gente sabe o esforço que é organizar uma festa dessas, principalmente em um momento difícil de reestruturação econômica. A gente vê que o São João de Caruaru volta à velha tradição e investe no forró pé de serra e nós desejamos que seja novamente um sucesso”, completou João da Costa.
 
Animada e arriscando alguns passos de forró, a ministra Dilma Roussef agradeceu o convite para a visita a Caruaru, depois de ter participado, este ano, do Carnaval Multicultural do Recife. “É uma festa popular, eu vim a convite do ministro José Múcio e do governador Eduardo Campos. É uma oportunidade rara. Eu estive no Carnaval de Pernambuco e fiquei encantada. É diferente do resto dos carnavais do País. Aqui é eletrizante. Já provei a culinária local, arrumadinho e pamonha, e dancei forró. Antes de vir para Caruaru, não tinha a dimensão do número de pessoas que vem para o Pátio do Forró dançar e de como elas são criativas. Gostei demais da festa”, disse a ministra Dilma.
 
No camarote, em frente ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o governador Eduardo Campos comemorou a grandiosidade da festa. “A Prefeitura de Caruaru está de parabéns pelo São João 2009. Nós somos parceiros nessa empreitada e, certamente, teremos muito para comemorar este ano. Bom é mostrar a todos os brasileiros e todos os nordestinos que eles podem brincar um São João autêntico e com uma grande culinária, em um lugar que sabe fazer  a festa como Caruaru”, afirmou. O governador destacou ainda o valor do evento para o município e para o restante do País, através da qualidade e do valor cultural de Pernambuco.
 
Este ano, os festejos juninos ultrapassam os quarenta dias, seguindo até o dia 10 de julho, quando a Capital do Forró comemora o centenário do nascimento do Mestre Vitalino, o homenageado do São João 2009. O evento está sendo realizado em 10 pólos de animação, entre eles o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, mais conhecido como Pátio do Forró, que tem capacidade para cerca de 150 mil pessoas; o Arraial Vitalino, espaço onde ficam as réplicas das tradicionais comidas gigantes do São João; o corredor das drilhas, que será palco para desfile de 11 quadrilhas, na Avenida Agamenon Magalhães; e o Alto do Moura, comunidade de artesãos a oito quilômetros do Centro, onde viveu Mestre Vitalino e que abriga ateliês, a Casa Museu Mestre Vitalino, bares, restaurantes e onde são realizadas apresentações culturais típicas do período junino.

Matérias Relacionadas
- Programação do São João 2009 é apresentada
- Arraial diverte crianças da creche Albérico Dornelas
- Quadrilhão levanta público no Sítio da Trindade
- Sítio da Trindade recebe artistas consagrados
- Pisa no Espinho leva 1º lugar no Concurso de Quadrilhas da Prefeitura
- Quadrilhas disputam finalíssima no Sítio da Trindade
- Estudantes levam quadrilha matuta para o Sítio da Trindade
- Funcionários da Emlurb levantam a poeira no São João
- Final de semana com atrações juninas no Pátio de São Pedro
- Quadrilhão da Rede Municipal de Ensino será no domingo (29)
- Prefeitura realiza Arraial do Servidor
- Chuva não atrapalha festa no Sítio Trindade
- Sala de Reboco leva forró pé-de-serra ao Sítio
- Cidade cenográfica atrai grande público no Sítio
- Recife faz o melhor São João do país
- E o São João do Arsenal aplaudiu Tião dos 8 Baixos
- No Pé do Ouvido e Petrúcio Amorim vitoriosos
- Forró Sensação e Mestre Saúba foram espetáculos à parte
- Quadrilha Pé de Serra no Arsenal do Forró
- Trio Chic-Chic e Sevy Nascimento animam o Palco do Arsenal do Forró


Enviar    Imprimir