Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA REALIZA AULA INAUGURAL PARA PROFISSIONAIS DO PSF
15:05 Sexta-feira, 24 de Julho de 2009

Fernando Silva
Evento aconteceu nesta sexta-feira (24)
Evento aconteceu nesta sexta-feira (24)

Nesta sexta-feira (24), o prefeito do Recife, João da Costa, iniciou, oficialmente, no Centro de Convenções da UFPE, o curso introdutório ao Programa de Saúde da Família. A solenidade contou com as presenças do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; Tiago Feitosa, assessor executivo da Saúde; Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde; Melissa Azevedo, coordenadora de Atenção Básica, além Gil Brasileiro, diretor do Distrito Sanitário IV, representando os demais Distritos e Verônica Cysneiros, representante dos servidores da Saúde.

O prefeito João da Costa ressaltou a melhoria na qualidade da saúde como prioridade na gestão. “Além da capacitação dos servidores, que o curso introdutório procura fazer para as equipes do PSF, determinamos a reforma de cem unidades de saúde, dentre elas a Policlínica Agamenon Magalhães, a construção de outras, como a Policlínica de Água Fria, melhorando ainda a remuneração dos profissionais da Saúde. A estratégia de ampliação do PSF e do nosso modelo de Saúde alcançou resultados expressivos, como a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil, assim como a redução dos casos de dengue, leptospirose e hanseníase. Isso mostra que o sistema implantado no Recife tem apresentado resultados muito importantes para a saúde da população”, avaliou o prefeito.

Durante a solenidade, o secretário Gustavo Couto destacou a importância de sensibilizar os servidores da Saúde quanto à qualificação dos profissionais como a garantia do acesso e a melhoria do acolhimento no serviço. ”Introduzir o PSF como prioridade do nosso sistema é fundamental. A partir do momento em que discutimos formação, modelo de atenção, acolhimento, humanização e referência, passamos à qualificação. O propósito é que tenhamos uma situação do PSF mais evolutiva, com mais qualidade, funcionando de forma mais agregada e conjunta. O resultado é a melhoria na qualidade da saúde e no acesso aos serviços por parte da população”, afirmou o secretário Gustavo Couto.

De acordo com Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde do Recife, “esse trabalho é uma das estratégias da educação permanente em saúde e a co-gestão participativa e construção coletiva. Faremos dessa iniciativa um cotidiano de trabalho, a partir da relação dos Distritos com as equipes de Saúde da Família e na defesa da vida das pessoas no Recife. Apostamos no SUS como uma possibilidade de mudança, afirmação de uma política de saúde generosa e inclusiva, que tenha sustentabilidade e legitimidade”, reforçou Bernadete Perez.

“Estou aqui como representantes de todos nós, médicos, enfermeiros e dentistas do PSF e da Associação Pernambucana de Medicina da Família e Comunidade. Torcemos e apoiamos que a iniciativa dê certo e atenda aos anseios da sociedade brasileira e também dos trabalhadores”, destacou a representante dos trabalhadores em Saúde da Família, Verônica Cysneiros.

Equipes - Com carga horária de 88 horas, a sensibilização é voltada tanto para servidores recém-aprovados em concursos públicos como os que já faziam parte do quadro funcional da gestão. Entre os funcionários contemplados estão médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais de educação física da Academia da Cidade, supervisores dos Programas de Saúde Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde, agentes de redução de danos, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultório dentário e recepcionistas e agentes administrativos que trabalham nos postos recifenses.

Os 1,2 mil profissionais da rede serão divididos em 36 turmas. As aulas terão início em agosto e seguem até novembro. Elas ocorrerão duas vezes por semana, sempre à tarde. Como parte do conteúdo programático serão abordados temas como o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento, processos de trabalho e vigilância e assistência à saúde.

Matérias Relacionadas
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase


Enviar    Imprimir