Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DA REUNIÃO DO OP
00:00 Terça-feira, 21 de Julho de 2009

O secretário de Saúde, Gustavo Couto, participou na manhã desta segunda-feira, da reunião semanal do OP – Orçamento Participativo. O secretário apresentou ao público de coordenadores, gerentes e técnicos das microrregiões político-administrativas a Política Municipal de Saúde, explicando, de forma geral, o que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria e, posteriormente, ouviu dos representantes as questões que eles consideram mais importantes sobre as realidades das microrregiões.

A participação do secretário de Saúde na reunião foi um marco positivo na caminhada do grupo, que se caracteriza, principalmente, por ser um espaço de debate e definição dos destinos da cidade. “É importante estabelecer esse diálogo com o grupo para fortalecer nossos trabalhos, que andam interligados. Devemos colocá-los a par da nossa caminhada, para que eles também possam conhecer e entender melhor nossas ações e a representatividade de seus resultados”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

De acordo com o coordenador geral do OP, Augusto Miranda, “está sendo estabelecido um novo parâmetro de relacionamento político-institucional com a abertura desse canal direto de comunicação entre gestão e sociedade. Isso, com certeza, representa melhorias no âmbito da saúde da população”. O coordenador destaca, ainda, que a iniciativa partiu do secretário: “foi Gustavo quem me procurou, meses atrás, demonstrando interesse em fortalecer essa relação com o OP. Pra nós é extremamente importante esse contato, pelo trabalho que desenvolvemos junto à população, e há um bom tempo esperávamos pela oportunidade”.

“Aqui nós representamos um mapa do Recife. Se alguém perguntasse qual a necessidade de qualquer ‘bequinho’ da cidade, haveria alguém apto a responder. O secretário Gustavo Couto nos deu, com essa atitude, a completude do nosso trabalho. As necessidades da população chegavam ao nosso conhecimento, mas nós não tínhamos a oportunidade de repassar para a gestão, para que as soluções fossem dadas. Agora, sim, teremos retorno”, ressaltou a assistente técnica da gerência de acompanhamento de obras e processos das RPA’s 6.1, 6.2 e 6.3, Luci Leitão.

A reunião encerrou-se após a apresentação de slides sobre a Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 6,7,8 e 31 de outubro. O tema desse ano é: “Fortalecer a Participação e o Controle Social para a Consolidação do SUS”. Nos próximos dias, haverá outra reunião entre representantes da Secretaria de Saúde e do Orçamento Participativo para dar continuidade ao trabalho em conjunto. 

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental


Enviar    Imprimir