Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE INICIA DISCUSSÕES DO NOVO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
00:00 Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

O Plano Municipal de Saúde – instrumento importante no planejamento das ações e serviços de saúde – terá uma nova versão este ano na capital pernambucana. Com o objetivo de pactuar os problemas e propostas para os anos de 2010-2013, a Prefeitura do Recife deu início às discussões sobre o documento. Na manhã e tarde desta terça-feira (13), gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos numa oficina de preparação, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, para elaborar propostas e metas da gestão que deverão constar no novo plano.

O evento teve início pela manhã com a presença do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que destacou a importância do documento para o Município. “O Plano Municipal traz na sua concepção o projeto de saúde para a Cidade, com base no diagnóstico da situação atual e nas discussões sobre as novas prioridades e diretrizes da atual gestão”, destacou. Na sua fala, Gustavo reforçou a importância de se investir na qualificação da rede, consolidando os serviços implantados, potencializando as ações em andamento e expandindo os serviços para garantir o acesso à população.

Recife vivenciou entre 2001 e 2008 um crescimento da oferta de serviços, com a expansão do Programa Saúde da Família, a criação de uma rede de atendimento a usuários de álcool e outras drogas e a ampliação do trabalho da Vigilância em Saúde. Além disso, implantamos propostas inovadoras, como o Samu, o Programa Academia da Cidade, Programa de Saúde Ambiental e o Projeto Ambientes Livre do Fumo. Vivemos hoje um novo momento no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Nosso desafio é consolidar as ações implantadas e continuar inovando, repensando o sistema de saúde a partir de sua base e buscando parcerias com outros municípios para superação de dificuldades comuns, a exemplo da rede de urgência e emergência”, pontuou Gustavo Couto.

Tendo como base o plano em vigor, a estrutura atual da rede e as necessidades da população identificadas pela gestão, os participantes da oficina se dividiram em seis grupos, cada um com eixo distinto de discussão. Entre eles, políticas específicas (criança, adolescente, mulher, idoso e população negra, controle do tabagismo, saúde mental, Academia da Cidade, redução de danos e práticas integrativas), vigilância à saúde, atenção à saúde, gestão do sistema, este último englobando a questão do controle social. As discussões ocorreram no período da manhã e da tarde, com sistematização de ações e metas para cada um dos eixos.

Estamos trabalhando a elaboração do Plano Municipal de Saúde em consonância com o novo Plano Plurianual do Recife, que está em fase de elaboração e estabelecerá o orçamento municipal da saúde para os próximos quatro anos. Para quem trabalha com a gestão do SUS, o Plano Municipal e o PPA são os dois mais importantes instrumentos para planejamento das ações de saúde e o seu orçamento, de modo a não ferir as diretrizes definidas para o Sistema Único de Saúde do Recife”, revelou Petra Duarte, diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, as propostas do Plano Municipal de Saúde serão discutidas mais amplamente com outros segmentos da sociedade civil (governo, partidos políticos, instituições públicas e privadas, sindicatos, associações, ONGs, famílias e indivíduos) na 9ª Conferência Municipal de Saúde, evento marcado para ocorrer de 6 a 8 de outubro deste ano, no Centro de Convenções da UFPE. A conferência é considerada a instância responsável por aprovar o plano, legitimando o documento. Já o Plano Plurianual será analisado e validado pela Câmara de Vereadores ainda este ano.

Matérias Relacionadas
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde
- Saúde promove oficinas sobre amamentação em terreiros do Recife
- Mutirão alerta para importância do tratamento da hanseníase
- PCR realiza ação para diagnóstico da hanseníase
- Estratégias da PCR reduzem números da dengue no Recife em 94%
- Acaba greve de farmacêuticos da rede municipal de saúde
- Academia da Cidade estimula atividades físicas durante as férias escolares
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes
- Anemia falciforme em mulheres é discutida no Recife


Enviar    Imprimir