Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE VACINA CONTRA O VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
12:42 Segunda-feira, 8 de Março de 2010

A secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife deu início, nesta segunda-feira (08), à Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) nas unidades da Rede. Trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas, etc), crianças de seis meses a menores de dois anos, população entre 20 e 29 anos, pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas e a população de 30 a 39 anos são o foco da Campanha. A secretaria municipal de Saúde segue a ação até o dia 21 de maio, conforme o cronograma do Ministério da Saúde (MS).

O principal objetivo não é evitar a transmissão, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus já circula em 212 países. O que se pretende é manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos. “É fundamental a participação de todos. Se por ventura algum prazo for perdido, é aconselhável que o usuário procure o grupo da sua faixa etária, pois, nesse critério não há restrições”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

De acordo com as orientações do MS, a campanha foi dividida em quatro etapas. Na primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais que trabalham diretamente no atendimento a pacientes que apresentam a doença, além da população indígena. “Estamos expostos a muitos riscos, sobretudo quando se trata de uma epidemia nova. Apesar de controlada, houve, de fato, mortes. Então, a vacinação é fundamental“, opinou a médica do SAMU Paula Monteiro, que indica: “eu mesma faço parte de três grupos, pois, tenho 27 anos e estou gestante, e já me vacinei. A minha recomendação é que todos se vacinem. Não há nenhum risco”, indicou.

O segundo momento, de 22 de março a 2 de abril, será direcionado às gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e pacientes acometidos de doenças crônicas, como asma e outras relacionadas a insuficiência respiratória; hepatite e/ou insuficiência renal crônica; diabetes; hipertensão arterial pulmonar; além de pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico entre outras.

A terceira etapa será realizada entre os dias 5 e 23 de abril e contemplará a população com idades entre 20 e 29 anos de idade. Já entre os dias 24 de abril e 21 de maio, será o momento do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – dentro das ações de combate à Influenza A, que vacinará contra a gripe sazonal pessoas com mais de 60 anos de idade e contra a Gripe A os pacientes idosos que estiverem acometidos por doenças crônicas. Neste mesmo período, será vacinada a população com idades entre 30 e 39 anos.

A vacina estará disponível nos hospitais que são a entrada para o vírus, todas as unidades básicas do Recife, além das unidades que atendem pacientes portadores da doença, como por exemplo, a Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e o Pronto Socorro Infantil Jorge Medeiros, na Encruzilhada. Haverá ainda vacinação nas emergências dos hospitais particulares.

A população pode se informar sobre os locais da vacinação pelo telefone da Ouvidoria Municipal da Saúde – 0800.281.15.20. A ligação é gratuita.

Influenza A – É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida pessoa a pessoa. Entre os grupos de risco estão crianças com menos de dois e maiores de 60 anos, imunodeprimidos (em tratamento contra câncer ou Aids, por exemplo), diabetes, hipertensão, obesidade mórbida e gestantes.

Os principais sintomas da enfermidade são febre alta repentina e acima de 38ºC, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, musculares, na garganta ou nas articulações. O vírus se propaga muito rapidamente, por isso, em caso suspeito, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa ou trabalho em busca de tratamento.

No ano de 2009, foram notificados 538 casos e confirmados 49 (9,10%) com ocorrência de 1 óbito para Influenza A H1N1 no Recife. As faixas mais atingidas foram as de 20-34 anos (40,82%), 10-14 anos (20,41%), 5-9 e 15-19 anos ambas com 10,20%. O sexo feminino contribuiu com 46,94% dos registros e desses 13,04% eram gestantes.

Matérias Relacionadas
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo
- Cuidado redobrado na hora de se alimentar durante o Carnaval
- Cuidados simples garantem Carnaval com mais saúde à terceira idade
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Foliões poderão contar com a Ouvidoria Municipal da Saúde durante o Carnaval
- Foliões contarão com esquema especial de saúde durante Galo da Madrugada
- Bloco da Guilherme Abath ganha as ruas do Torreão
- Saúde orienta população sobre Gripe A e dengue durante o Carnaval
- Esquetes teatrais conscientizam população durante o Carnaval
- Unidades de saúde organizam prévias carnavalescas
- Secretário Gustavo Couto fiscaliza postos temporários da Saúde nesta sexta (12)
- Carnaval agita a rotina de unidades da rede municipal de saúde


Enviar    Imprimir