Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMINHADA ALERTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO RECIFE
18:18 Quinta-feira, 21 de Outubro de 2010

Evento ocorrerá de forma simultânea em seis pontos da Capital

Por Natália Keise

O câncer de colo de útero é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, sendo responsável pela morte de 230 mil delas a cada ano. Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da enfermidade, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá nesta sexta-feira (22), a partir das 8h, uma grande caminhada. O evento será uma prévia das comemorações pela passagem do dia Municipal e Estadual da Prevenção do Câncer de colo de útero, celebrado em 27 de outubro.

A iniciativa ocorrerá de maneira diferenciada: cada um dos seis Distritos Sanitários realizará o próprio percurso, com diferentes atividades, a fim de chamar a atenção de toda a sociedade para o problema. Quem prestigiar a mobilização terá acesso a orientações sobre formas de prevenção e onde buscar tratamento para o câncer, entre outras abordagens. Ampliando ainda mais a promoção da cidadania, haverá troca de kits temáticos (viseira, camiseta, material educativo e água) por alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal ou material de limpeza. Aqueles que quiserem também poderão levar donativos. O material arrecadado será repassado a instituições definidas pelos próprios distritos.

Para garantir o melhor condicionamento do público, o início da marcha contará com a participação de profissionais do Programa Academia da Cidade. Os professores darão aulas de alongamento, para aquecer a musculatura e aumentar a disposição. “A mulher que se cuida tem melhor qualidade de vida. Por isso, estimulamos que elas façam uso do preservativo durante a relação sexual, além de ir periodicamente ao serviço de saúde para fazer exames preventivos, que são a melhor forma de detectar precocemente a enfermidade”, apontou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli.

O exame pode ser realizado gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede e em qualquer época do ano. “É essencial alertarmos as mulheres que já iniciaram sua vida sexual quanto à importância da consulta e da prevenção. Somente dessa forma poderemos reduzir o número de mortes por câncer de colo de útero”, ressaltou a gestora. No Recife, em 2009, 55 mulheres foram a óbito em decorrência do problema.

A expectativa da Prefeitura do Recife é que, em toda a Cidade, cerca de 1,3 mil pessoas compareçam à caminhada. Além da Saúde, a iniciativa tem apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Serviços Públicos e Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras. A mobilização conta ainda com a parceria com o Instituto Materno Infantil Professor Fernandes Figueira (Imip) e a Universidade de Pernambuco (UPE).

Extra – Durante a ação desta sexta-feira (22), as equipes do Distrito Sanitário III, que engloba bairros como Casa Amarela e Encruzilhada, promoverá a 5a Caminhada da Pessoa Idosa em comemoração à data celebrada em 1º de outubro. O esquente do público terá início às 7h, no Sítio Trindade (Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela). Para começar, alongamento com a Academia da Cidade. Depois, para recarregar as baterias, um café da manhã à base de frutas.

Em seguida, haverá distribuição de um folder criado especialmente para portadores de deficiência visual. Com dicas de prevenção ao câncer uterino, o material foi produzido em Braille. O público também poderá divertir-se com as apresentações de ciranda e coco, com o grupo Força e Garra, e dança da peneira, com o Grupo da Macaxeira. Embelezando e dando ainda mais vigor ao evento, passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.

Confira o percurso da caminhada dos Distritos Sanitários:

DS I: Saída do PSF São José do Coque (Avenida Central, 10, Ilha de Joana Bezerra) até a Academia da Cidade do bairro
DS II: Saída da Praça do Hipódromo até o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Cisam (Rua Visconde de Mamanguape, s/n, Encruzilhada)
DS III: Saída do Sítio Trindade (Estrada do Arraial, 3259) até a Praça Joça Leal (ao lado do Mercado de Casa Amarela)
DS IV: Saída da Praça Professor Calazans (Madalena) até o Mercado da Madalena (Rua Real da Torre, 270)
DS V: Saída da Praça de Jardim São Paulo até a Academia da Cidade do bairro, voltando para o ponto de partida.
DS VI: Saída do PSF UR-3 (Avenida Engenho Babilônia, 168, Ibura) até a Academia da Cidade do bairro (Praça da Vitória, UR-1, Ibura)

Matérias Relacionadas
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura


Enviar    Imprimir