Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE AVALIA DESEMPENHO DAS ATIVIDADES EM 2010
00:00 Terça-feira, 14 de Dezembro de 2010

Balanço apresentou as ações positivas do programa e sugeriu estratégias para o próximo ano

Por Tádzio Estevam

Os profissionais que compõem o Programa Academia da Cidade (PAC), ligado à Secretaria de Saúde do Recife, realizaram no último final de semana um encontro para avaliar as ações desenvolvidas este ano e planejar todo o ano de 2011. O encontro também foi marcado por uma confraternização que reuniu mais de 60 profissionais num SPA localizado em Aldeia, no município de Camaragibe. O evento foi prestigiado pelo Secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, pelo representante do programa na rede estadual, Jamesson Almeida e pelo gerente de Atenção Básica da secretaria, Aristides Oliveira.

Durante o encontro, os professores foram divididos em grupos para avaliar as ações dentro de alguns critérios estabelecidos pela coordenação. Após a apresentação de todos os grupos, o balanço destacou, dentre os diversos pontos positivos, a qualificação dos profissionais, a priorização da formação continuada, a ampliação da inserção das atividades nas Unidades de Saúde da Família, início da parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a implantação de novos pólos. Como sugestões para 2011, foram discutidos e aprovados alguns pontos como: ampliar os serviços para o público infantil, promover o intercâmbio entre pólos, aumentar o número de usuários, realizar cursos de aperfeiçoamento e especialização e formar uma equipe itinerante.

Este evento tem uma importância fundamental para a Saúde do Recife. Aqui é possível comprovar o compromisso que estes profissionais têm com os nossos usuários. Trabalhando de forma integrada é possível cravar o conceito de responsabilidade dentro de um caráter universal. E uma discussão como essa amplia a consciência do nosso papel na sociedade. A Cidade muda constantemente, assim como o cidadão. Por esse motivo, procuramos desenvolver políticas de promoção à saúde de forma igualitária”, disse Gustavo Couto. O coordenador geral do PAC Recife, Ebrivaldo Cavalcanti, comemorou o resultado do encontro. “Tivemos uma adesão expressiva ao evento. Avaliar as ações desenvolvidas durante todo o ano e discutir o planejamento do próximo é muito importante para o Academia da Cidade. Contudo, esta é apenas uma etapa. No início do próximo ano realizaremos um seminário intersetorial de promoção à saúde que irá envolver outros atores que participam do programa como um todo”, adiantou.

Para o coordenador do programa em Pernambuco, Jamesson Almeida, “levar o PAC para todos os municípios do Estado não consiste numa tarefa tão fácil. Nossa meta é que funcione, pelo menos, um pólo em cada cidade. A experiência iniciada pelo senador eleito Humberto Costa - na época secretário de saúde do Recife (2001) -, mostrou o quanto é importante oferecer atividades físicas com profissionais qualificados à população. E reunir esses profissionais para avaliar ações e planejar o melhoramento do programa como está acontecendo aqui é imensurável. Parabenizo todos e agradeço a oportunidade de participar deste encontro”.

De um lado, os que fazem o programa. Na outra ponta, os beneficiados. No encontro, o segmento Usuário foi representado pelo líder da comunidade do Coque Ronaldo Francisco dos Passos, mais conhecido como Nado, cujo local abriga há dois anos um pólo do Academia da Cidade. “Estamos muitos felizes em ter um pólo do programa em nossa comunidade. Somos um grupo organizado, que cuida muito bem do nosso espaço de lazer e esportes. Já organizamos duas festas e sempre mantemos a ordem no local para que as instalações permaneçam em ótimas condições de uso. A secretaria de Saúde está de parabéns”, comentou.

Academia da Cidade - Há nove anos em atividade, o programa é referência no País para a prática regular de atividades físicas e de lazer em espaços públicos. Atualmente, existem 21 pólos na Cidade freqüentados, mensalmente, por cerca de 30 mil pessoas. Com 80 profissionais nas áreas de educação física e nutrição, desenvolve trabalhos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), junto aos seus usuários, com a orientação de atividades físicas, jogos e passeios temáticos.

No último mês de agosto, a PCR, em parceria com o Governo do Estado, deu início às obras de construção de mais um pólo do Academia da Cidade. A nova unidade funcionará no Parque 13 de Maio e receberá investimento de R$ 331.177,00, cujo valor será pago mediante convênio. A unidade será a primeira das 20 academias que serão construídas na Cidade. Ao final do convênio, os recifenses contarão com 41 pólos, uma vez que no Recife, 21 já funcionam plenamente. Um investimento total de R$ 13 milhões. Esse recurso será aplicado na requalificação e construção de espaços públicos de lazer, recursos humanos e aquisição de equipamentos.

Matérias Relacionadas
- Profissionais de saúde participam de curso sobre manejo do paciente no choque anafilático
- Academia da Cidade realiza Encontro de Avaliação Anual
- Recife apoia campanha nacional contra o racismo infantil
- Recife amplia atendimento a dependentes químicos e alcoolistas
- Prefeitura do Recife lança programa Consultório de Rua
- Secretário de Saúde participa do lançamento da Campanha Nacional Contra o Racismo da UNICEF
- Seminário discute a saúde para a população negra, DST/Aids e hepatites Virais
- Comunidade do Morro da Conceição recebe novas instalações do Posto de Saúde da Família
- Secretário Gustavo Couto entrega novas instalações do PSF Morro da Conceição
- Saúde promove o I Seminário Municipal de Saúde da População Negra, DST/Aids e Hepatites Virais
- Vigilância Sanitária do Recife dá continuidade às fiscalizações no Morro da Conceição
- PCR disponibiliza testagem rápida de HIV no Morro da Conceição
- Samu orienta devotos de Nossa Senhora da Conceição
- Profissionais da Saúde do Recife se reúnem para discutir modelo municipal
- PCR oferece teste rápido de HIV no Morro da Conceição
- Fiéis que visitarem o Morro da Conceição receberão orientações dos Agentes Redutores de Danos
- Seminário discutiu saúde e transexualidade no acolhimento dos serviços de saúde
- Conselho de Saúde fortalece a comunicação do controle social
- Saúde discute atenção à saúde de transsexuais e travestis
- I Encontro Recife em Defesa da Vida ocorrerá nesta sexta, em Boa Viagem


Enviar    Imprimir