Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PSIQUIATRA ITALIANO VISITA SECRETARIA DE SAÚDE
18:07 Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011

Visita de Ernesto Venturini acontecerá às 10h no gabinete da Secretaria, antes de sua participação em dois eventos de Saúde Mental

Por Tádzio Estevam

Às vésperas de participar de dois eventos importantes promovidos pela Secretaria de Saúde, na área de Saúde Mental, nos dias 17 (segunda) e 18 (terça-feira), o psiquiatra italiano Ernesto Venturini realiza, nesta sexta-feira (14), uma visita à Secretaria de Saúde do Recife, localizada no 13º andar do edifício-sede da administração municipal. O encontro acontecerá a partir das 10h na sala de reuniões do gabinete da Secretaria e dele participarão o secretário de Saúde em exercício , Tiago Feitosa; a diretora da Atenção Básica, Bernadete Perez; e as gerências de Saúde Mental e Redução de Danos.

Neste primeiro contato, Ernesto fará uma avaliação da política de Saúde Mental implementada no Município, baseado nas visitas que tem realizado desde o início da semana. Esta fase compõe uma parte da análise que será apresentada após o I Ciclo de Debates em Saúde Mental, que acontecerá no Mar Hotel, em Boa Viagem.

Desde a última quarta-feira (12), o psiquiatra realizou uma série de visitas às unidades de saúde mental da Rede Municipal para conhecer o seu funcionamento. O italiano visitou alguns Centros de Apoio Psicossocial (Transtorno Mental e Álcool e Outras Drogas), conheceu os usuários do serviço e os profissionais que compõem a rede. Na próxima semana, Venturini participará de dois eventos importantes para o segmento. No dia 17, na Livraria Cultura, o psiquiatra irá discutir o tema “Loucura e Cotidiano, a Saúde Mental na Cidade”. O evento acontecerá no auditório da Livraria a partir das 17h e será aberto ao público em geral. No dia 18, entre às 8h e o meio-dia, durante o I Ciclo que acontecerá no Mar Hotel, Ernesto participará da mesa “Política de Saúde Mental: O Desafio Cotidiano da Tessitura da Rede”. Ainda na mesma mesa estará Sandra Fagundes, consultora da área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde e ex-secretária de Saúde de Porto Alegre (RS).

Dentro da programação do evento, um ato solene será realizado para conduzir o fechamento do Instituto de Psiquiatria do Recife (IPR), o início do fechamento do Hospital Psiquiátrico de Pernambuco (HPP) e o lançamento do Projeto do Centro de Convivência: Da Loucura da Cidade à Saúde Mental na Pólis.

Ernesto Venturini - Psiquiatra, colaborador de Franco Basaglia no processo de desinstitucionalização manicomial na Itália, desde o principio, em Gorizia e em Trieste, contribuindo ativamente para o êxito da lei da reforma psiquiátrica naquele país. É colaborador de Universidades italianas e internacionais e autor de alguns livros sobre psiquiatria e reforma psiquiátrica. Como assessor da OPAS para a America Latina, acompanha a reforma psiquiátrica brasileira desde 1992.

Matérias Relacionadas
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem
- Policlínica Clementino Fraga promove confraternização para pacientes em tratamento contra hanseníase
- Profissionais da Vigilância à Saúde celebram ciclo natalino com apresentação de coral
- Vigilância Sanitária chama a atenção para cuidados na aquisição de produtos para a ceia natalina
- Orlas de Boa Viagem e Pina passarão por desratização a partir desta quarta (15)
- Programa Academia da Cidade avalia desempenho das atividades em 2010


Enviar    Imprimir