Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

USUÁRIOS DO CAPS GALDINO LORETO COMEMORAM O NATAL COM CONFRATERNIZAÇÃO
00:00 Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010

Familiares, usuários e profissionais de diversas unidades de saúde do Recife estiveram presentes na festa que contou com homenagens e apresentações

Por Clara Albuquerque

Usuários, familiares e profissionais da saúde tiveram uma manhã de alegria e emoção nesta quarta-feira (22) durante a festa de confraternização do Centro de Atenção Psicossocial Galdino Loreto, em Afogados. Cerca de 150 pessoas participaram da festa que contou com ornamentação artesanal produzida pelos próprios usuários, feita com CDs e cartazes.

Como forma de descontração e para celebrar a união entre os presentes, a abertura do evento aconteceu com uma dança circular que se desenvolveu em três grandes rodas. Todos se divertiram ao som de músicas populares de ciranda. “Essa dinâmica é importante porque faz com que um acompanhe o passo do outro, respeitando a sua individualidade e é isso que viemos celebrar aqui; todas as atividades e histórias que acompanhamos em 2010”, diz Blandina Coelho, gerente do CAPs Galdino Loreto.

Durante a festa, homenageados receberam o título de “Guerreiros da Saúde Mental”, pela unidade de saúde. Eles receberam um troféu - um bastão composto de rosas de chita, inspirado no personagem do folclore nordestino, o caboclo de lança - produzido pelos próprios usuários. O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, foi o primeiro contemplado a subir no pódio, vestido com a manta do caboclo de lança. “Estou muito contente e emocionado com a homenagem. O Natal é este espírito de solidariedade, de estar próximo à família e aos amigos. Este é o momento de celebrar as conquistas que temos obtido com este trabalho de acolhimento, fazendo com que a pessoa se sinta segura. Nosso propósito é sair daquela medicina fria e tratar a saúde com proximidade e respeito. É importante mudar a maneira de olhar o outro e conviver com as diferenças. Tudo o que a gente faz é com a intenção de melhorar a vida das pessoas”, diz. A gerente do Distrito Sanitário V, Rita Tenório, foi a segunda a subir ao pódio. “Eu só queria agradecer a todos os profissionais, que são guerreiros da Saúde Mental, pelo trabalho que tem sido feito. É gratificante perceber que todos sentem a necessidade de se trabalhar em conjunto, isso é muito importante”, afirma a gerente.

Profissionais do CAPs, das unidades de saúde e do SAMU foram homenageados com o troféu. Familiares e pacientes, também. Doracir Correia de Souza, 55, uma das homenageadas, passou por mais de 20 internamentos em hospitais e unidades de saúde, no Estado, recebendo acompanhamento desde os 9 anos de idade. Atualmente, está sendo atendida pelos profissionais do Galdino Loreto e já desfruta do prazer de voltar para casa. “Aqui, todo mundo nos trata bem. Todos sorriem quando me vêem. Somente quando passei por aqui pude receber alta”, afirma ela.

Após o lanche, todos prestigiaram apresentações de coral e pastoril, preparados por usuários da casa, com músicas natalinas. Um filme com todas as atividades e passeios, realizados durante o ano, foi exibido para relembrar os momentos de descontração de 2010, seguido de um amigo secreto e um bingo.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem
- Policlínica Clementino Fraga promove confraternização para pacientes em tratamento contra hanseníase
- Profissionais da Vigilância à Saúde celebram ciclo natalino com apresentação de coral
- Vigilância Sanitária chama a atenção para cuidados na aquisição de produtos para a ceia natalina
- Orlas de Boa Viagem e Pina passarão por desratização a partir desta quarta (15)
- Programa Academia da Cidade avalia desempenho das atividades em 2010
- Profissionais de saúde participam de curso sobre manejo do paciente no choque anafilático
- Academia da Cidade realiza Encontro de Avaliação Anual
- Recife apoia campanha nacional contra o racismo infantil
- Recife amplia atendimento a dependentes químicos e alcoolistas
- Prefeitura do Recife lança programa Consultório de Rua
- Secretário de Saúde participa do lançamento da Campanha Nacional Contra o Racismo da UNICEF
- Seminário discute a saúde para a população negra, DST/Aids e hepatites Virais
- Comunidade do Morro da Conceição recebe novas instalações do Posto de Saúde da Família


Enviar    Imprimir