Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO UTILIZANDO OFICINAS E DINÂMICAS CORPORAIS
00:00 Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010

Cerca de 150 pessoas aproveitaram vários serviços como yoga e rodas terapêuticas

Por Clara Albuquerque

A população recifense participou de uma grande confraternização onde foram oferecidas oficinas e dinâmicas corporais durante esta terça-feira (21), no bairro do Parnamirim, Zona Norte da Cidade. A Prefeitura do Recife promoveu um dia de cuidados e atividades integrativas, no Hospital Ulisses Pernambucano, conhecido também como o hospital da Tamarineira. Cerca de 150 pessoas aproveitaram os serviços oferecidos por cerca de 60 profissionais da saúde.

A iniciativa envolve vários setores da Secretaria Municipal de Saúde como o programa Práticas Integrativas e Complementares, Redução de Danos, Saúde Mental, além de vários atores de todos os distritos sanitários. A abertura do evento aconteceu na capela do Hospital com a apresentação da equipe seguida de um momento de oração com o Padre Reginaldo Veloso. O objetivo foi incentivar o cuidado com a saúde de maneira ampliada com práticas físicas e terapêuticas. Pela manhã, foi recebida a população dos Distritos I, II e III, e à tarde o IV, V e VI.

Vários foram os serviços disponibilizados à população na área externa do hospital: yoga, biodança, liang long, roda de terapia comunitária, danças circulares e o aulão do Academia da Cidade com alongamento, dança e step. Na horta medicinal, os participantes entraram em contato com o plantio de diversas ervas como hortelã, babosa, boldo e capim santo, que é digestivo e calmante. “É importante o resgate da cultura do uso de plantas com cunho científico. A farmácia natureza está ao alcance de todos e o nosso papel, aqui, é ajudá-los a utilizá-la corretamente. Plantar, também, é um ato terapêutico”, afirma o analista de desenvolvimento ambiental e biólogo do Jardim Botânico, William Wanderley.

Após a preparação da horta, os participantes puderam participar de uma roda de chá, onde aprenderam a preparar a bebida com a utilização de plantas medicinais, orientados pela farmacêutica Luciana Ramos. A oficina de percussão aconteceu no Espaço Cultural Cosme Paulino e houve grande adesão do público. As outras oficinas trataram de temas como prevenção ao tabagismo e dinâmicas corporais com automassagem e respiração para os profissionais.

Os grupos de Idosos Educadores em Saúde (IESA) Sabedoria de Vida, da Macaxeira, e Paraíso do Progresso, do Alto José Bonifácio, fizeram apresentações populares de pastoril e a dança da peneira. “Acho que este evento é uma boa oportunidade que temos para cuidarmos de nós mesmos”, diz a integrante do grupo Sabedoria de Vida, Maria Emília Azevedo da Silva, 66. O artista Davi Teixeira fez uma apresentação com bonecos de mamulengo para a diversão dos participantes.

O espaço reservado ao Criando e Mostrando proporcionou uma feira com várias obras de arte artesanais produzidas pelas comunidades do Distrito Sanitário III em eventos como o Recicladescoberta e o Reciclaforte, durante este ano. “Eu diria que cumprimos a nossa missão. A prática integrativa traz esta força de integração entre profissionais e usuários e é um trabalho de bem-estar”, diz a gerente de Práticas Integrativas e Complementares, Luciani Burichel.

Matérias Relacionadas
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem
- Policlínica Clementino Fraga promove confraternização para pacientes em tratamento contra hanseníase
- Profissionais da Vigilância à Saúde celebram ciclo natalino com apresentação de coral
- Vigilância Sanitária chama a atenção para cuidados na aquisição de produtos para a ceia natalina
- Orlas de Boa Viagem e Pina passarão por desratização a partir desta quarta (15)
- Programa Academia da Cidade avalia desempenho das atividades em 2010
- Profissionais de saúde participam de curso sobre manejo do paciente no choque anafilático
- Academia da Cidade realiza Encontro de Avaliação Anual
- Recife apoia campanha nacional contra o racismo infantil
- Recife amplia atendimento a dependentes químicos e alcoolistas
- Prefeitura do Recife lança programa Consultório de Rua
- Secretário de Saúde participa do lançamento da Campanha Nacional Contra o Racismo da UNICEF
- Seminário discute a saúde para a população negra, DST/Aids e hepatites Virais
- Comunidade do Morro da Conceição recebe novas instalações do Posto de Saúde da Família
- Secretário Gustavo Couto entrega novas instalações do PSF Morro da Conceição
- Saúde promove o I Seminário Municipal de Saúde da População Negra, DST/Aids e Hepatites Virais


Enviar    Imprimir