Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POPULAÇÃO PARTICIPA DE ATIVIDADES NO DIA MUNDIAL DO RIM
11:55 Quinta-feira, 10 de Março de 2011

Vários usuários do Parque da Jaqueira puderam se informar e aproveitar para aferir pressão arterial e a glicose

Por Tádzio Estevam

A manhã desta quinta-feira (10) foi marcada pela prevenção de um dos mais importantes aparelhos do corpo humano: o rim. Hoje é celebrado o dia mundial do órgão, e por esse motivo a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o hospital conveniado Maria Lucinda e a Multirim, lembrou a importância de realizar exames com freqüência para evitar que a doença renal se torne crônica por meio de uma ação ocorrida no Parque da Jaqueira, Zona Noroeste do Município.

Entre as seis e nove da manhã, uma série de atividades foram realizadas pelos profissionais de saúde. Aferição de pressão arterial, testes de glicemia e informações sobre as doenças renais foram oferecidos aos usuários do parque que neste horário dedicam um tempinho para a prática de atividade física.

De acordo com o assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa, a iniciativa é fundamental para chamar a sociedade para a prevenção. “Sabemos que alguns fatores como pressão arterial elevada e um alto índice de glicemia no sangue podem desencadear doenças renais crônicas. Por isso, é muito importante cuidar dessas duas patologias. Nossa rede municipal conta com mais de 200 unidades de saúde que garantem o tratamento tanto da pressão arterial quanto do diabetes, com a distribuição de medicamentos, a realização de exames clínicos, para que a população não corra o risco de desenvolver alguma doença renal crônica”, explicou.

A recomendação dada pelo assessor é seguida à risca por dona Suely Simões. A aposentada de 65 anos caminha todas as manhãs no parque. “Sempre venho aqui praticar minha caminhada recomendada pelo médico. E hoje fiquei surpresa com essa quantidade de médicos e de serviços. Sou hipertensa e diabética, mas me cuido como manda o figurino. Deus me livre ter alguma doença nos rins. Por isso, controlo minha alimentação, bebo muita água e sempre faço meus exames”, comentou.

Quem reforça o exemplo de dona Suely é o nefrologista Rodrigo Bezerra. O médico ainda chama atenção para os altos índices das doenças. “O Brasil registra uma média de 2 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais. Somente no quinto estágio da doença – que já indicaria diálise ou transplante – são 900 mil pessoas. Aqui no Recife os números crescem exponencialmente. É preciso cuidar, uma vez que o diagnóstico é simples”, alertou.

Saiba mais - A principal função dos rins é eliminar todas as impurezas que existem no sangue, controlar a quantidade de sal e água do corpo, produzir hormônios para o bom funcionamento do organismo, regular a pressão arterial, além de expulsar excesso de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Para saber se você possui uma doença renal atente para os seguintes sintomas: anemia, diminuição do volume e muita espuma na urina, vômitos, soluços persistentes, inchaço, indícios de infecção urinária, palidez e fraqueza. Estes são alguns sintomas da doença renal, ocasionado na maioria das vezes, por pessoas hipertensas e diabéticas, pacientes com cálculos renais, infecções nos rins e doenças imunológicas como lúpus e nefrites (inflamação nos rins).

Vídeo | Tiago Feitosa destaca a importância do evento.

Matérias Relacionadas
- Dia Mundial do Rim é lembrado no Recife
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR
- Folião responsável cuida da saúde durante o Carnaval
- Ouvidoria Municipal da Saúde atenderá aos cidadãos também durante a Folia de Momo
- Prefeitura do Recife vistoria as unidades temporárias de saúde para o Carnaval
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Aeroporto Internacional dos Guararapes mobilizado contra a dengue nesta sexta (04)
- Diretoria de Gestão do Trabalho promove prévia carnavalesca para os servidores da Saúde
- Frevo animará primeira prévia carnavalesca do Centro de Vigilância Ambiental
- Prévia carnavalesca do CAPS Galdino Loreto anima ruas de Afogados
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre LER/DORT
- SAÚDE
- PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo


Enviar    Imprimir