Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO ATENDE ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA RPA-6

A edição do Projeto Escola, resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, pela Gerência de Serviços e Ações Complementares, com a Fundação Altino Ventura (FAV), está atendendo, nesta terça-feira (30), alunos das escolas municipais Vila Sésamo (UR-5/Ibura), Lagoa Encantada (Ibura-Cohab) e Professor Adauto Pontes (Jordão), todas da RPA-6. As consultas começaram pela manhã e continuam à tarde, entre 13h30 e 16h.

A iniciativa de realizar o atendimento com os estudantes dessas unidades foi da professora Verônica Fernandes. “Como ensino nas três instituições, percebo que é alta a quantidade de aluno com dificuldades de aprendizagem, e até de sociabilização, por causa de problemas de visão”, diz a docente. Por isso foi feita uma triagem para ver quais dos 800 estudantes precisariam ser consultados. “Diante dessa percepção da professora, que convive diariamente com estudantes, os técnicos da nossa gerência fizeram uma pré-triagem e selecionaram os 100 alunos com problemas que são mais urgentes”, explica a gerente de Serviços e Ações Complementares da Secretaria de Educação, Elusa Barros.

Os resultados dos exames confirmam a docente. “A maioria dos diagnósticos do Projeto são mesmo de erros refrativos, ou seja, os problemas de grau, miopia, hipermetropia e astigmatismo. E, pelo que diagnosticamos até agora, eles também são maioria aqui”, observa o oftalmologista da FAV, Valdemiro Neto. Nesses casos, o paciente passa por uma segunda etapa, chamada de caixa de prova, onde vai encontrar os melhores óculos. As peças serão doadas pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer ou pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), vinculado à Secretaria de Assistência Social. Mas, se forem problemas como catarata, desvio, glaucoma precoce e outras alterações no fundo do olho, o paciente é encaminhado para tratamento na FAV. Uma esperança para responsáveis como os de Gabriela Schwartz, que tem estrabismo aos 6 anos de idade. “Acho muito importante esse projeto e estou otimista. Temos a certeza que o encaminhamento através dessa iniciativa, o tratamento será bem mais rápido”, fala o pai da menina, José Pereira.

Projeto Escola – A parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Altino Ventura começou em 2006. O objetivo do projeto é detectar problemas de visão nos alunos das unidades de ensino, na faixa etária dos 6 aos 16 anos. As consultas acontecem sempre na última terça-feira de cada mês, onde há maior demanda, ou por não ter posto de saúde próximo, ou, ainda, pela instituição não ter participado do projeto no ano anterior.

Matérias Relacionadas
- Coque ganha 20º Academia da Cidade
- Projeto Escola identifica alunos com problemas oftalmológicos
- Recife supera meta de vacinação da rubéola e da pólio
- PCR mobiliza alunos da zona Norte no combate à dengue
- Seminário desmistifica percepções sobre as DST/Aids
- Funcionários de creches recebem capacitação sobre HIV/Aids
- Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães é empossado
- Conselheiros da Agamenon Magalhães são empossados
- Prefeitura capacita agentes para cargo pioneiro no País
- Recife ganha o 1º laboratório de prótese dentária
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem


Enviar    Imprimir