Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FUNCIONÁRIOS DE CRECHES RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE HIV/AIDS

A Prefeitura do Recife promove, nesta quinta-feira (25), a primeira edição do Creche sem Preconceito, seminário sobre DST/Aids para 122 profissionais que atuam nas creches municipais, além de representantes da Gerência de Educação Infantil. O evento – a ser realizado entre 8h30 e 16h30 no Recife Praia Hotel, na avenida Boa Viagem, 9, Pina – vai discutir aspectos de prevenção e vulnerabilidade a essas doenças de forma a evitar principalmente a ocorrência de atos discriminatórios por causa da falta de informação sobre o assunto. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro conta com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

“Aumentou a quantidade de casos de Aids junto à população de baixa renda, principal usuária dos serviços oferecidos pelas creches municipais. Essa realidade tem levado ao surgimento de dúvidas sobre a doença e percepções equivocadas, quanto ao risco de infecção pelo HIV na atenção a crianças soropositivas ou filhas de pais com o vírus. Com base nisso, apresentaremos dados sobre prevenção e debateremos condutas adequadas no cuidado com esse público”, explica o coordenador de DST/Aids do Recife, Acioli Neto.

Para ele, a intersetorialidade das ações é imprescindível. “A integração entre escolas e serviços de saúde é extremamente desejável. É recomendável que a abordagem de temas como saúde e desenvolvimento sexual comece a partir da Educação Infantil, pois a informação contribui de forma decisiva para a prevenção de doenças e a adoção de hábitos saudáveis”, acrescentou Acioli Neto. Como os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento infantil, ele diz que pais, parentes, educadores e profissionais de saúde precisam saber interagir para contribuir para um crescimento saudável.

População – De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Recife, 5.030 casos de Aids em pacientes residentes no município foram registrados desde 1984, ano das primeiras notificações da doença na capital pernambucana. Desse total, 3.625 ocorreram em homens e 1.405 em mulheres. Conforme o levantamento, observa-se um processo de feminização da doença na capital, com a queda na razão entre sexos (homem/mulher). Em 1987, a cada grupo de 15 pessoas com a doença, 14 eram homens e 1 era mulher. Em 2007, essa razão caiu de maneira que, a cada três pessoas com Aids, duas são homens e uma é mulher.

O grupo etário mais atingido é o de 30 a 39 anos de idade, com 1.951 casos, seguido de 20 a 29 anos (1.313) e 40 a 49 anos (1.093). As crianças somam 115 casos entre 1987 e 2007. Entre as pessoas que foram expostas através de relações sexuais desprotegidas, 52,57% se declararam heterossexuais, 30,46% homossexuais e 16,97% bissexuais. Entre o público infantil, 96,52% dos casos ocorreram devido à transmissão vertical do HIV (mãe/ filho). Porém, desde 1997, 100% dos registros foram por esse tipo de transmissão. Os bairros mais afetados foram Boa Viagem (359), Cohab (210), Ibura (202) e Santo Amaro (168). Dos 94 bairros recifenses, 93 registraram pelo menos 1 caso.

Educação no Recife - A rede municipal de ensino possui 15.700 alunos na educação infantil, sendo 9.900 nas escolas regulares com turmas de educação infantil (4 e 5 anos) e 5.800 nas creches (zero a 5 anos). No total, são 61 creches, sendo 33 atendendo de zero a 3 anos e 28 de zero a 5 anos, os chamados CEMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil. Vão participar do evento, 122 profissionais, sendo dois por creche – um coordenador/gestor e um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil. Além de representantes da Gerência de Educação Infantil.

Serviço:
O quê - 1º Seminário Creche Sem Preconceito;
Quando - quinta-feira (25), das 8h30 às 16h30;
Onde - Recife Praia Hotel, na avenida Boa Viagem, 9, Pina;
Público-alvo - 150 profissionais que atuam na educação infantil da rede municipal.


Matérias Relacionadas
- Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães é empossado
- Conselheiros da Agamenon Magalhães são empossados
- Prefeitura capacita agentes para cargo pioneiro no País
- Recife ganha o 1º laboratório de prótese dentária
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico


Enviar    Imprimir