Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR MOBILIZA ALUNOS DA ZONA NORTE NO COMBATE À DENGUE

A dengue continua sem ter vez na capital pernambucana. Pelo menos no que depender dos esforços conjuntos da Prefeitura do Recife e alunos de 18 colégios públicos e particulares da zona Norte da cidade. Até o fim desta sexta-feira, eles participam da 3a Feira da Saúde de Beberibe e Linha do Tiro, instalada na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes. Com o tema O que nós, enquanto comunidade, estamos fazendo para combater a dengue?, o evento é repleto de atividades lúdicas e de prevenção, a maior parte orientando sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“A população deve estar permanentemente mobilizada contra a dengue, não apenas nos períodos de chuva alternada com calor, como ocorre entre os meses de abril a junho. O envolvimento de todos é importantíssimo, sejam estudantes, professores, técnicos e comunidade em geral. O evento já faz parte do nosso calendário de ações e vem contribuindo cada vez mais para manter em evidência o combate ao mosquito transmissor da doença”, apontou Roberto Braga, supervisor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife.

A Escola Municipal Monsenhor Viana é uma das participantes da feira. Para mostrar o que aprenderam em sala de aula, os alunos montaram uma maquete e criaram uma música chamando a atenção de todos para os riscos trazidos pela picada do inseto. “Mostramos o que deve ser feito pelas pessoas para combater a dengue e quais os sintomas da doença, como dor atrás dos olhos e febre alta”, explicou Danielle Rodrigues, aluna da terceira série. “Demoramos uma semana para montar a maquete”, acrescentaram os colegas de turma Kessy Jones Silva e Greyciele Alves.

Para agitar ainda mais a feira, haverá apresentação de teatro de bonecos com os agentes de Saúde Ambiental (ASAs) da área. Além de aprender a evitar a propagação da doença, o público tem acesso a alguns serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife em parceria com a Escola de Enfermagem Irmã Dulce, como aferição de pressão arterial e checagem do nível de açúcar no sangue. Quem passar por lá até as 16h30, também poderá receber orientações de higiene bucal – com direito a kit contendo escova e pasta de dentes – e aprender a reciclar garrafas PET e óleo de cozinha. No fim do encontro, serão eleitos os três melhores trabalhos apresentados. Os primeiros colocados receberão troféus.

Ações – Na primeira edição da Feira da Saúde, em setembro de 2006, a equipe de Saúde Ambiental do Distrito Sanitário II promoveu um show na Praça da Convenção, em Beberibe. No ano passado, a mobilização foi diferente, com destaque para uma passeata com estudantes da área pelas ruas do mesmo bairro. Em 2008, a proposta foi que os alunos traduzissem em trabalhos o conteúdo ensinado nas aulas e nas atividades educativas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde nos colégios da capital. Para o ano que vem, a idéia é realizar uma grande gincana, sempre tendo como alvo o combate ao Aedes aegypti.

Matérias Relacionadas
- Seminário desmistifica percepções sobre as DST/Aids
- Funcionários de creches recebem capacitação sobre HIV/Aids
- Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães é empossado
- Conselheiros da Agamenon Magalhães são empossados
- Prefeitura capacita agentes para cargo pioneiro no País
- Recife ganha o 1º laboratório de prótese dentária
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis


Enviar    Imprimir