Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR CAPACITA REDUTORES DE DANOS RECÉM-NOMEADOS

A Prefeitura do Recife, pela Secretaria Municipal de Saúde, capacitará 44 agentes redutores de danos aprovados em concurso público e nomeados recentemente. A atividade ocorrerá, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h30, no auditório do Centro Social Salesiano do Recife, em Casa Amarela. A iniciativa visa apresentar aos novos agentes a política municipal de redução de danos ao consumo do álcool, fumo e outras drogas, preparando-os para o trabalho de campo nas comunidades.

No período da manhã, das 8h ao meio-dia, haverá uma mesa de abertura com a presença da assessora executiva de Saúde do Recife, Ilka Falcão, que dará as boas-vindas e explicará a função do servidor público da Prefeitura, além de convidados, a exemplo do ex-secretário de Saúde e psiquiatra, Evaldo Melo, que falará da implantação do Programa Mais Vida, voltado para reduzir os danos causados pelo consumo abusivo do álcool e de outras drogas. Em seguida, a gerente de Redução de Danos do Recife, Melissa Azevedo, apresentará a rede de assistência da capital aos dependentes químicos, formada pelos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) e albergues terapêuticos.

À tarde, a partir das 14h, serão realizadas as duas oficinas. Entre elas, “Grupo Operativo”, que falará sobre o método de trabalho adotado pelos CAPS e albergues para favorecer o trabalho em grupo dos usuários, e “Redução de Danos na Atenção Básica”, que abordará o trabalho dos agentes redutores nas comunidades. “Essa capacitação servirá para preparar as equipes, oferecendo uma formação técnica e esclarecendo dúvidas”, explica Melissa Azevedo. Segundo ela, esta primeira capacitação dos redutores integra a proposta de educação continuada no sentido de qualificar os funcionários da saúde.

Pioneirismo - Recife foi a primeira cidade brasileira a reconhecer oficialmente o agente de redução de danos como cargo público no final de 2007, com a criação do cargo através de lei municipal e posterior realização de concurso público, já neste ano. Inserido no Programa Mais Vida da Secretaria Municipal de Saúde, o agente de redução de danos desenvolve atividades de sensibilização, orientação e acompanhamento dos usuários de álcool, fumo e outras drogas, inclusive durante as datas festivas, como o Carnaval.

Serviço:
Capacitação de 44 Agentes Redutores de Danos
Local - auditório do Centro Social Salesiano do Recife, na Estrada do Arraial, ao lado da Igreja da Harmonia, em Casa Amarela;
Horário – 8h30.

Matérias Relacionadas
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde


Enviar    Imprimir