Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE SUPERA META DE VACINAÇÃO DA RUBÉOLA E DA PÓLIO

A capital pernambucana conseguiu ultrapassar a meta do Ministério da Saúde de vacinar 95% da população adulta, imunizando 525.463 pessoas de 20 a 39 anos contra a rubéola (97,91% do total nessa faixa etária). Considerado bastante positivo pela Prefeitura do Recife, o percentual obtido garante a proteção da moléstia à população vacinada, contribuindo para erradicação da doença no Brasil.

De acordo com os dados, houve um crescimento significativo na população masculina imunizada na reta final da campanha na cidade, alcançando o total de 237.727 homens protegidos contra a rubéola. Já na parcela feminina, 287.736 mulheres tomaram a dose. Para a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos, o aumento no contingente masculino se deve à sensibilidade que essa população teve ao aderir à campanha nacional.

“No início, fizemos várias ações direcionadas a eles, indo a estádios de futebol, canteiros de obras, empresas e outros lugares. Já no final da campanha, foram eles que vieram procurando as vacinas”, diz Tereza Campos. A iniciativa dos estados e municípios brasileiros de levar a vacina aos locais de maior fluxo de pessoas, especialmente os homens, foi alvo de elogios da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde nas Américas. No país, 88,18% dos homens e mulheres adultos foram vacinados.

Durante toda a campanha contra rubéola no Recife, mais de cinco mil voluntários participaram das ações da Prefeitura, na grande maioria formada por estudantes de saúde, sobretudo de cursos de enfermagem das principais escolas e instituições de ensino superior. “Tivemos um apoio importante para a vacinação com a adesão dos alunos. Eles foram decisivos para alcançarmos os números atuais por conta do empenho nas ações”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Prefeitura, Elizabeth Azoubel.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as maternidades do município continuarão vacinando as mulheres até meados de fevereiro de 2009, durante o período de pós-parto das atuais grávidas. Justamente para contemplar as atuais mulheres gestantes que não podem receber a dose. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, elas só devem ser vacinadas após a gestação. Hoje, as maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura) já imunizam as puérperas.

Pólio – A vacinação da pólio também foi motivo de comemoração da Prefeitura. Conforme o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 111.835 crianças recifenses abaixo de cinco anos de idade foram imunizadas na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. Em números percentuais, isso representa 98,54% do público infantil. Para garantir a cobertura ideal, é necessário vacinar 95% da população na faixa etária estipulada. “Abaixo disso, corre-se o risco de a doença não ser erradicada”, explica Elizabeth Azoubel.

Matérias Relacionadas
- PCR mobiliza alunos da zona Norte no combate à dengue
- Seminário desmistifica percepções sobre as DST/Aids
- Funcionários de creches recebem capacitação sobre HIV/Aids
- Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães é empossado
- Conselheiros da Agamenon Magalhães são empossados
- Prefeitura capacita agentes para cargo pioneiro no País
- Recife ganha o 1º laboratório de prótese dentária
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol


Enviar    Imprimir