Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CONSELHO DE SAÚDE DA AGAMENON MAGALHÃES É EMPOSSADO

 Policlínica Agamenon Magalhães, da Prefeitura do Recife, renovou o colegiado de representantes do seu Conselho de Saúde. A posse dos novos conselheiros, concedida formalmente pela secretária municipal de Saúde, Tereza Campos, ocorreu na manhã desta terça-feira (23), no auditório Suzana Timóteo, da Biblioteca Popular de Afogados. Responsáveis pelo controle social na unidade, os conselheiros têm pela frente o trabalho de fiscalizar, acompanhar as ações, propor medidas que melhorem o funcionamento do serviço na unidade de saúde e agir na interlocução entre os usuários de saúde e o gestor.

Uma das diretrizes da política de saúde, o fortalecimento das representações populares tem sido promovido pela atual gestão da Prefeitura. Em 2003, o município em parceria com o Conselho Municipal de Saúde criou os Conselhos Distritais de Saúde com a finalidade de ampliar e descentralizar a participação popular. Ano passado, foram empossados 520 conselheiros, totalizando 52 unidades de saúde com conselhos de saúde e 944 conselheiros de unidades atuando na capital.

“O controle social é fundamental para a construção do SUS que queremos, com cada vez mais qualidade. O atual governo valoriza a gestão participativa e democrática. Mas para isso precisamos que os conselheiros façam valer o seu papel de fiscalizar, cobrar e buscar soluções junto com os gestores para melhorar o funcionamento das unidades de saúde, sempre com um espírito de contribuir no aprimoramento do sistema de saúde. Isso é importante para que a gestão. Ajuda a melhorar a assistência à população, uma vez que o controle social se encontra próximo da população”, disse a secretária Tereza Campos.

Eleita pela segunda vez consecutiva, Sônia Pinto foi a pessoa escolhida para falar em nome dos conselheiros durante a posse. Considerando bastante positiva a atuação do Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães, ela pontuou a organização das filas de marcação de consultas, a distribuição dos medicamentos na farmácia e a relação entre paciente e médico, como questões que melhoraram na unidade a partir de uma atuação do conselho junto à gestão. “Tornei-me conselheira justamente para trazer melhorias para as pessoas que são atendidas na policlínica. Fico muito feliz de fazer parte desse processo”, afirma Sônia, representante do Clube de Mães da Mangueira no Conselho de Saúde.

Conselho - O Conselho de Saúde da Agamenon Magalhães foi implantado em 2001. De lá para cá, já houve quatro mandatos, contando com o atual. Entre os 24 novos conselheiros, 12 são titulares e 12, suplentes. Eleitos em julho passado, os representantes do controle social da Agamenon Magalhães empossados nesta terça estão divididos entre os segmentos de usuários (50% do total), trabalhadores (25%) e gestores (25%).

“A partir da implantação do conselho de unidade, cresceu muito a participação dos usuários na gestão da policlínica. Os conselheiros têm nos ajudado muito não apenas a buscar conosco a melhoria de alguns problemas, mas também a atuar junto à população esclarecendo como funciona a nossa rede de saúde e o que tem sido feito pela gestão para a saúde da população. É uma parceria muito interessante”, opinou a gerente da Policlínica Agamenon Magalhães, Graça Marinho.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros da Agamenon Magalhães são empossados
- Prefeitura capacita agentes para cargo pioneiro no País
- Recife ganha o 1º laboratório de prótese dentária
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional


Enviar    Imprimir