Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

KIT DA PREFEITURA AJUDA A DETECTAR A HANSENÍASE

O diagnóstico precoce e a oferta do tratamento da hanseníase – dois pilares importantes para o controle da doença – vêm sendo reforçados pela Prefeitura do Recife com a adoção de medidas como a qualificação da rede municipal e a disponibilização de materiais adequados para a identificação mais precisa dos sinais e sintomas. Recentemente, todos os PSFs e unidades de referência foram dotados de um kit de exame dermatoneurológico com o objetivo de facilitar a detecção da perda de sensibilidade em partes do corpo, como os braços e pernas, causada pela hanseníase. O kit foi uma das novidades apresentadas no 2º Fórum de Atualização em Tratamento em Hanseníase, que a Secretaria Municipal de Saúde promove até a próxima sexta-feira (19).

Composto de materiais como lupa, lanterna, estensiômetro (para testar a sensibilidade cutânea), hidrocor, tubos de ensaio e régua, que constam no manual do Ministério da Saúde, o kit é destinado aos médicos e enfermeiras realizarem a avaliação do usuário antes e depois da alta médica. O custo para aquisição dos materiais foi de cerca de R$ 20 mil. “A atual gestão da Prefeitura tem tido uma preocupação em qualificar permanentemente os profissionais de saúde que atuam na rede, contemplando os novos servidores da casa e trazendo especialistas de fora para discutir as novidades na área da hanseníase. É uma forma de trocar conhecimentos e esclarecer dúvidas em comum a fim de garantir a ampliação do trabalho de controle da doença na cidade e dar mais qualidade na assistência aos usuários”, disse a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.

Presente na abertura do evento, a secretária lembrou que o município vem ampliando a detecção de novos casos através do Programa de Saúde da Família, considerado a porta de entrada do sistema de saúde. “Em 2000, apenas 25% dos pacientes com hanseníase eram acompanhados no Saúde da Família. No fim do ano passado, o percentual passou para 90,9%. É uma mudança importante, tendo em vista que o PSF atua junto à comunidade na promoção e na prevenção à saúde das pessoas. Isso é fruto de todo um investimento que a Prefeitura fez nos últimos sete anos para implantar 95 PSFs e 213 equipes de Saúde da Família, totalizando 111 PSFs e 240 equipes em toda a cidade”, afirmou.

O 2º Fórum de Atualização em Tratamento em Hanseníase está sendo realizado no Hotel Barramares, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Em torno de 750 pessoas, entre médicos, dentistas e enfermeiros dos PSFs, além de profissionais das unidades de referência e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), que trabalham com população de rua, estão sendo capacitados. Tendo como convidada Maria Eugênia Gallo, assessora do Programa Nacional de Controle da Hanseníase e consultora da Organização Panamericana de Saúde (Opas), o objetivo do evento é sensibilizar os profissionais de saúde para detectar precocemente a doença e orientar os usuários de saúde sobre a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas. “A hanseníase ainda é uma doença carregada de preconceito e estigma, o que dificulta o trabalho de controle. É preciso estar sensibilizando os profissionais de saúde e informando as pessoas sobre a importância de estarem atentas aos sinais e sintomas da hanseníase. Essas são as principais armas para combater a doença”, considerou Maria Eugênia.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola


Enviar    Imprimir