Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE GANHA 1º LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA

A Prefeitura do Recife inaugura, nesta quinta-feira (18), às 8h30, o 1º Laboratório de Prótese Dentária da capital, com a presença da secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos. O serviço funcionará no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e fornecerá, no primeiro momento, uma média mensal aproximada de 40 peças. De início, serão contemplados somente os usuários que necessitarem de prótese dentária total. Porém, a expectativa é que, aos poucos, outros tipos de demandas sejam incluídos.

“A disponibilização das próteses dentárias na rede de atenção básica é mais um item preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurado pelo Governo João Paulo, sempre preocupado em cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população em todos os aspectos. Além de garantir o exercício da cidadania, a oferta do artefato mostra o compromisso da atual gestão em pensar o assunto de forma global, incluindo tanto a prevenção e a promoção da saúde como o tratamento e a reabilitação dos usuários”, destaca a secretária Tereza Campos.

O atendimento do paciente terá início nos PSFs, de onde ele será encaminhado para o laboratório – já com data e horário marcados. Dependendo do caso, o usuário receberá a prótese dentro de aproximadamente um mês. Durante todo o processo, ele contará com o acompanhamento de um odontólogo especializado em prótese, que o auxiliará também na adaptação ao objeto. Completa a equipe uma técnica protética, responsável pela produção das peças. A confecção é praticamente artesanal e exclusiva, já que cada item é único e desenvolvido de acordo com a estrutura do usuário. Um artefato que não esteja bem adaptado pode ferir a boca e trazer problemas para a pessoa.

“Assegurar o acesso da população à prótese é um resgate histórico. Na atenção básica, que inclui o Programa de Saúde da Família, não só tentamos resolver problemas que levam à perda dos dentes, como investimos em reabilitação e promoção de ações que revertam o quadro atual”, aponta a coordenadora Saúde Bucal da Prefeitura do Recife, Nilcema Figueiredo. Ao todo, foram investidos R$ 18.758,33 na construção do laboratório. A obra demorou um mês para ser concluída. Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Brasil Sorridente, política federal que procura ampliar o atendimento e melhorar as condições em saúde bucal da população brasileira.

Serviço:
Inauguração do 1º Laboratório de Prótese Dentária do Recife
Local - Policlínica Lessa de Andrade, na Estrada dos Remédios, 2.416, Madalena;
Dia – quinta-feira (18), às 8h30.

Matérias Relacionadas
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários


Enviar    Imprimir