Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE GANHA O 1º LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA

Dentro da proposta de oferecer saúde de forma global à população, a Prefeitura do Recife inaugurou, na manhã desta quinta-feira (18), o primeiro Laboratório de Prótese Dentária da capital pernambucana. O serviço funcionará no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e fornecerá, inicialmente, uma média aproximada de 40 peças por mês. A construção da unidade custou R$ 18.758,33. Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério da Saúde, dentro do Brasil Sorridente, programa que procura ampliar o atendimento e melhorar as condições em saúde bucal da população brasileira.

“Estamos transformando profundamente a assistência terapêutica do Recife desde 2001, quando o prefeito João Paulo começou a implementação das políticas de saúde bucal no município. Até então, quem precisasse de atendimento odontológico, principalmente emergencial, apelava erroneamente para crendices populares ou recorria às instituições privadas. Tornar as propostas uma realidade exigiu decisão e coragem por parte da gestão, protagonista de avanços como a criação da Farmácia da Família e do Academia da Cidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Tereza Campos. “A oferta das próteses dentárias é mais uma demonstração do compromisso do atual governo com o bem-estar da população em todos os aspectos da saúde, incluindo prevenção e promoção, além de tratamento e a reabilitação dos usuários”, ressaltou.

O encaminhamento do paciente começará no PSF, de onde ele seguirá para o laboratório, já com data e horário marcados para a consulta. Dependendo do caso, a entrega da prótese ocorrerá dentro de aproximadamente um mês. Durante todo o processo, haverá o acompanhamento de um odontólogo especializado em prótese, que auxiliará também na adaptação ao objeto. Uma técnica protética completa a equipe, responsável pela produção das peças. A confecção é artesanal e exclusiva, já que cada item é desenvolvido de acordo com a estrutura do usuário.

Assegurar o acesso da população à prótese é parte de um resgate histórico. Na atenção básica, que inclui o Programa de Saúde da Família, não só tentamos resolver problemas que levam à perda dos dentes, como investimos em reabilitação e promoção de ações que revertam o quadro atual. Durante muito tempo, a extração foi o principal procedimento nos consultórios odontológicos, mas, atualmente, responde por apenas 3% dos casos, destacou a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura do Recife, Nilcema Figueiredo. “Com a oferta da peça, devolvemos ao cidadão a sua capacidade mastigatória e promovemos sua reintegração, já que a perda dos dentes está ligada a questões como convívio social e trabalho”, completou.

Com quase oito décadas de vida, o aposentado José Porfírio Alves estava empolgado com a inauguração do laboratório. Usuário de prótese desde 1967, quando tinha 38 anos, ele pagou aproximadamente R$ 900,00 na rede privada na compra das duas peças que iriam garantir seu novo sorriso. “Um dia, quando eu era jovem, senti tanta dor que pedi para o dentista arrancar o dente, em vez de esperar ele desinflamar. Depois, com o passar do tempo, estraguei o restante dos dentes por causa de bebida e cigarro. É muito importante recebermos a prótese de graça da Prefeitura do Recife”, assegurou.

Matérias Relacionadas
- PCR capacita redutores de danos recém-nomeados
- Recife ganha 1º laboratório de prótese dentária
- Tereza Campos prestigia aniversário do Hospital Português
- Prefeitura prorroga prazo para vacinação contra rubéola
- Anemia Falciforme é tema de palestra para profissionais da Saúde
- Profissionais da Saúde participam de atualização sobre doença falciforme
- Academia da Cidade entra na luta contra a Hanseníase
- Kit da Prefeitura ajuda a detectar a hanseníase
- PCR assina OS para construção da Academia da Cidade no Ibura
- Vacinação contra rubéola acontece na praia de Boa Viagem
- Rede municipal oferece tratamento gratuito para hanseníase
- Fórum atualiza profissionais em hanseníase
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma


Enviar    Imprimir