Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FRANÇA, ARGENTINA E BRASIL DIALOGAM NESTA QUINTA NO 13O FIDR

Nesta quinta-feira (16), o 13o Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) mais uma vez promove o intercâmbio Europa-América Latina. Para começar a noite, o coreógrafo argentino, Edgardo Mercado, apresenta os espetáculos Plano Difuso e Tierra Del Mandelbrot, no Teatro do Parque, às 19h.

Argentina - Tudo se dá em uma caixa preta, onde Edgardo projeta imagens para trazer uma configuração diferenciada do tempo e espaço. No solo Plano Difuso, o primeiro a ser apresentado, apóia-se na informação estética do corpo e seu vínculo com as formas arquitetônicas, o poder das novas tecnologias como reguladoras do destino e manipuladora da percepção. O espetáculo já é conhecido mundo afora: participou da programação da Bienal de Dança de Lyon, em 2006, e do Festival Americano de Dança.

Já em Tierra Del Mandelbrot, partindo da mesma caixa preta em cena, Edgardo junta-se aos bailarinos Inês Armas e Lia Mazza. Com figurino branco, utiliza-se de imagens digitais projetas no palco para embarcar em uma viajem contra sua própria presença. Nessa obra não há narrativa, causa ou efeito: apenas três bailarinos transformando nosso modo de ver, perceber e valorizar a realidade dentro do paradigma completo, regido pela ordem e desordem, explica o dançarino.

Brasil - A noite de dança salta do Teatro Apolo para o Hermilo Borba Filho, a partir das 22h, com a bailarina paulista Gíria Amorin e seu solo Relevo Inverso. Com duração de 15 minutos, o espetáculo que tem pesquisa e concepção assinadas pela própria intérprete, mostra o obstáculo como uma ferramenta para exploração de idéias e formas. Gícia leva no currículo diversos prêmios pela performance, incluindo o APCA 2002 Associação Brasileira de Críticos de Arte), por pesquisa em dança.

França - Logo em seguida, o público poderá conferir a apresentação francesa Barroco. Com direção de Josselin Varengo, o espetáculo explora o princípio da liberdade ao coração em um quadro extremamente estruturado. São três intérpretes ao palco, dialogando: cada um suscita diante do outro, novas respostas sonoras e coreográficas, jogo de som, aparição e desaparecimento.

Conversa sobre dança – Disposto a abrir espaço para discussão e aprendizado, o 13º FIDR promove diariamente o espaço Dança Falada / Chá com Arte, que nesta quinta-feira terá a participação do bailarino, coreógrafo e estudioso de dança Cláudio Lacerda.

O festival teve a preocupação de criar espaços para discutir dança, reunir personalidades, pesquisadores ou mesmo curiosos sobre este panorama artístico para criar idéias, declara o organizador do evento, Arnaldo Siqueira. Mostrar arte por mostrar não serve, tem que aproveitar a oportunidade para fazer o intercâmbio de conhecimentos, já que muitos artistas estão em Recife pela primeira, e talvez única vez. Eventos como esses podem ser oportunidades ímpares para profissionais da dança saberem o que está sendo produzido em outros países, complementa.

O 13o FIDR é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, com apresentação e patrocínio da Petrobras, Itaú Cultural e Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet.

SERVIÇO
13º Festival Internacional de Dança do Recife

PROGRAMAÇÃO QUINTA-FEIRA (16)

16h – Dança Falada / Chá com Arte, com Cláudio Lacerda
Local: Compassos Cia de Danças
Entrada franca

19h – Espetáculos
Plano Difuso / Tierra Del Mandelbrot (Argentina, 51min)
Local: Teatro do Parque
Quanto: R$ 5

22h – Espetáculos
Relevo Inverso (SP, 15min)
Barroco (França, 25min)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Quanto: R$ 5

Matérias Relacionadas
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer
- Festival Música Recife agita fim de semana no Arsenal
- Crianças se divertem no Museu da Cidade
- Sábados de bons espetáculos no 13º Festival de Dança do Recife
- Domingo é das crianças no 13º Festival de Dança 2008
- Diversidade marca a segunda noite do 13º Festival de Dança
- História de Pingos e Chuva na Refinaria do Sítio
- Feirinhas da PCR animam bairros do Recife
- Festival leva rock à praça do Arsenal no domingo
- Mevinha Queiroga anima servidores na PCR
- Aberto oficialmente o XIII Festival Internacional de Dança do Recife
- 7º Encontro Regional da RSD é aberto na Fundaj


Enviar    Imprimir