Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CANTADORES LEVAM CULTURA POPULAR À PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

Admiradores da tradicional cultura nordestina se reuniram no centro do Recife, na praça da Independência, na manhã desta sexta-feira (24), para prestigiar quatro duplas de cantadores, que declamaram em versos a realidade do povo brasileiro. O encontro faz parte da programação do 7º Congresso de Cantadores do Nordeste (Cocane), que tem início na noite desta sexta-feira (24), e segue até domingo (26). O evento é uma promoção da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

Na apresentação desta manhã, o público pôde acompanhar as apresentações das duplas Gilberto Cavalcanti e Maurício de Lima, Zé Ivo e Manuel Bezerra, Adélio Ricardo e Galego da Paraíba e Zé Miúdo e Ino Aguiar. Transformando em poesia o cotidiano das pessoas há mais de 40 anos, Zé Miúdo elogia a iniciativa da municipalidade em promover o encontro de cantadores de vários estados. “É mais um espaço para a divulgação de nossa arte, que muitas vezes não recebe a atenção merecida”, comentou.

O estudante Elton José, 25 anos, esteve atento durante todas as quatro apresentações das duplas. Para ele, a arte dos cantadores deveria ter o mesmo destaque como o frevo e o maracatu. “Acompanho sempre a arte dos cantadores e um encontro como esse é uma oportunidade imperdível”, elogiou.

Cocane - O Pátio de São Pedro será palco do 7º Congresso de Cantadores do Nordeste (Cocane), que irá reunir desta sexta-feira (24) até domingo (26), a partir das 20h, coquistas, cantadores, cordelistas, repentistas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, onde a tradição da cantoria e do repente tem grande força.

Na programação, haverá competição de 10 duplas de cantadores/repentistas, que disputarão, nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), a partir das 20h, as seis vagas da final que acontece neste domingo (26). Além disso, haverá apresentações não-competitivas, de artistas do gênero e os coquistas Bem-te-Vi Pereira e Estrela da Poesia se apresentam no intervalo das competições no Pátio, além do declamador Iponax Vila Nova. No sábado (25), sobem ao palco os repentistas Sinésio Pereira e Antônio Sobrinho. O declamador caruaruense Raldênio Lima também se apresenta nesta noite. E, encerrando a programação, no domingo (26), Chico Pedrosa irá declamar suas histórias para o público que comparecer ao Pátio de São Pedro.

Além disso, o Congresso irá promover ações descentralizadas durante os três dias. No sábado (25), também às 10h, será realizada uma Roda de Glosa, no Mercado da Boa Vista, Centro do Recife, que irá reunir poetas populares que, através de um mote sugerido, irão improvisar versos. No domingo (26), às 10h, será a vez da Cantoria da Saúde, que trará cantadores se apresentando, inicialmente, no hall do Hospital das Clínicas, Cidade Universitária, e indo até as enfermarias, levando música e poesia aos pacientes.

Matérias Relacionadas
- Domingo é Dia de Teatro no Sítio Trindade
- Colégio municipal recebe Coral João Pernambuco
- PCR apresenta a 3ª Mostra de Circo do Recife
- O Recife em destaque na maior feira de turismo das Américas
- Pátio de São Pedro sedia encontro de cantadores
- 3ª Mostra de Circo do Recife será anunciada em coletiva
- Escola da Boa Vista recebe aula-apresentação de coral
- PCR patrocina 8º Festival Nacional de Corais de Empresas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários


Enviar    Imprimir