Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

TEATRO REFORÇA COMBATE À FILARIOSE NO RECIFE

De olho na ampliação do Tratamento Coletivo da filariose na cidade, uma equipe do Programa de Saúde Ambiental (PSA) da Prefeitura do Recife montou uma esquete teatral sobre o tema. A idéia é proporcionar uma forma lúdica de discutir o assunto para públicos de várias idades, principalmente a criançada. Nesta sexta-feira (07), às 10h, cerca de 100 estudantes com idades variando entre 5 e 8 anos de idade da Escola Municipal Professor Ricardo Gama (rua Guaíra, 160, Linha do Tiro) serão contemplados com uma apresentação exclusiva.

A encenação será feita por oito Asinhas – estagiários do programa conhecidos como jovens aprendizes da Saúde Ambiental. Em aproximadamente cinco minutos, eles destacarão dicas de como evitar a proliferação da muriçoca, responsável pela transmissão da doença, e a importância de os moradores das áreas endêmicas aderirem ao tratamento em massa contra a moléstia, iniciado na última segunda (03).

Xô Filariose – Este ano, sete novos bairros foram incluídos no Tratamento Coletivo contra a doença no Recife: Santo Amaro, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Nova Descoberta (Alto do Reservatório e Alto da Brasileira), Mustardinha, Mangueira e Afogados. Até 2007, eram cobertos Água Fria, Alto Santa Teresinha, Campo Grande, Brejo de Beberibe, Passarinho e Alto José Bonifácio.

Nas 13 localidades, todos os moradores receberão acompanhamento em massa, recebendo o remédio em casa, entregue nas visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e de saúde ambiental (ASAs). A campanha se estende até o dia 12 dezembro e a expectativa é atingir pelo menos 80% dos 185 mil habitantes das áreas consideradas endêmicas para a doença, como é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além do tratamento em massa, a Prefeitura oferece mensalmente o teste da gota espessa em todos os distritos sanitários. Realizado das 22h à meia-noite, o exame consiste na coleta de sangue através de um furo no dedo. O teste é importante para identificar as novas ocorrências, verificar se houve redução da doença nas áreas tratadas e detectar registros em pontos que não são considerados endêmicos. Para saber as unidades de saúde que realizam o exame, basta ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede
- PCR promove Encontro de Saúde e Terreiros
- PCR promove 1ª Jornada do Samu Recife
- Anemia Falciforme é tema de capacitação
- Recife promove 1º Encontro de Saúde e Terreiros
- Servidor é orientado sobre assédio moral no trabalho


Enviar    Imprimir