Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR APÓIA CAMPANHA DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

Pouco conhecida, a hepatite C ganhará atenção especial, na próxima terça-feira (19). Será realizada a Campanha de Combate às Hepatites Virais, ação que conta com apoio da Prefeitura do Recife. A partir das 9h, uma equipe estará no Mercado de São José, centro da Cidade, realizando testes rápidos para verificação do vírus no organismo, além de exames de glicose, aferição da pressão arterial e orientação sobre saúde bucal e hepatites de um modo geral.

A campanha é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (NAPHE), o Instituto do Fígado de Pernambuco e o Serviço Social do Comércio (Sesc-PE) e o Distrito Sanitário I da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é intensificar a divulgação de informações sobre as causas, sintomas e formas de prevenção da endemia, prevenindo assim o surgimento de novos casos e indicando o tratamento correto aos portadores da doença.

Mais de 1.000 pessoas são esperadas para a sensibilização, que se estende até as 16h. “Será uma ótima oportunidade de esclarecer mais sobre a hepatite C, doença tão pouco falada e que pode causar sérios problemas de saúde, caso não diagnosticada cedo. Nossos técnicos estarão dando apoio à ação, aferindo pressão e dosando a glicose no sangue da população presente no local”, afirma a diretora do Distrito Sanitário I do Recife, Aexalgina Tavares.

Maioria dos portadores não sabe que tem a doença - Você sabe o que é a hepatite C? A doença é caracterizada por uma inflamação no fígado, sendo causada pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV). A transmissão ocorre através do contato com sangue contaminado, seja por transfusão, compartilhamento de seringas e materiais de uso das drogas inaláveis, objetos cortantes, tatuagem e colocação de piercing sem os devidos cuidados. Em poucos casos, pode haver o contágio por meio da relação sexual.

Dependendo da intensidade e do tempo para diagnóstico, a hepatite pode levar à cirrose e até ao câncer de fígado. Diferentemente das hepatites A e B, a grande maioria dos casos de Hepatite C não apresenta sintomas na fase aguda ou, se ocorrem, é muito leve e semelhante aos de uma gripe. Isso faz com que as pessoas infectadas demorem a diagnosticar a presença do vírus, muitas vezes só descobrindo na fase crônica.

“A grande dificuldade que se verifica em relação às hepatites virais é o fato de serem doenças silenciosas. Muitos são portadores e não sabem e se constituem potenciais disseminadores da doença. Quando ela se manifesta, muitas vezes tardiamente, o prognóstico torna–se menos favorável”, alerta a assistente social do Instituto do Fígado de Pernambuco Alcione Lopes, coordenadora do evento.

Segundo ela, aproximadamente 1 em cada 30 brasileiros é portador da hepatite B ou C. No mundo, essa relação cai de 1 para 12. Em 2008, foram notificados 127 casos para a hepatite C e confirmados laboratorialmente 108. Recife e Jaboatão dos Guararapes foram os municípios que apresentaram os maiores números, o primeiro com 56 confirmações da doença e o outro com 9.

Quem deve fazer o teste?
Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993;
Quem usou drogas injetáveis ou inaladas (mesmo que uma só vez);
Quem apresentar a taxa de enzimas transaminases elevadas;
Quem possui algum familiar infectado com alguma das hepatites virais B ou C;
Quem faz Hemodiálise é hemofílico ou HIV positivo;
Quem teve vários parceiros sexuais nos últimos 12 meses;
Quem possui alguma doença sexualmente transmissível:
Quem possui alguma tatuagem ou piercing;
Quem recebeu qualquer tipo de transplante de órgãos ou tecidos.

Matérias Relacionadas
- Comunidade da Imbiribeira recebe serviços de saúde
- Estudantes participam de caminhada contra a Dengue
- Moradoras da Vila São Miguel recebem dicas para uma vida mais saudável
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite
- Fórum discute adoção de práticas saudáveis em Vila São Miguel
- Prefeitura do Recife finaliza mais uma etapa de alerta contra a dengue
- PCR apóia I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência
- Varredura contra a dengue se encerra nesta quarta
- Solenidade marca os 4 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco
- Saúde promove ações de prevenção na Zona Sudoeste do Recife
- Orientações
- Rede hoteleira e agências de viagens são orientadas sobre gripe A (H1N1)
- Vigilância Sanitária apreende produtos na Encruzilhada
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta
- PCR integra grupo de prevenção à gripe A (H1N1)


Enviar    Imprimir