Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

CURSO DE FORMADORES DO PLANSEQ É REALIZADO NO FORTE DE BRUM
11:50 Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

A secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (18), o Curso de Formadores do PlanSeq (Plano Setorial de Qualificação), no Forte do Brum, Recife Antigo. A atividade, iniciada na última segunda-feira (15), é destinada aos professores que atuarão, a partir de 30 de junho, nos cursos de capacitação da construção civil, ministrados aos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é proporcionar o aprendizado de um novo ofício às pessoas incluídas no Programa Federal, para que possam ser inseridas no mercado de trabalho. A capacitação, que se encerra nesta sexta (19), é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Instituto de Qualificação Profissional EPA.

Para a secretária de Assistência Social, Karla Menezes, o encontro com os formadores tem a finalidade de conscientizá-los sobre a importância da iniciativa e do público ao qual é destinada. “Trata-se de um público especial. Com essa oportunidade, eles poderão resgatar sua cidadania e por isso é fundamental mostrar aos formadores a importância do seu trabalho. Recife é a cidade com o maior número de inscritos em todo o País para o PlanSeq, com destaque para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com quase quatro mil pessoas para as áreas de construção civil e turismo. A nossa idéia é estabelecer uma linha metodológica para a capacitação, para que os formadores possam trabalhar de maneira uniforme e eficaz”, ponderou.

A secretária acrescentou que o processo pós-curso também será acompanhado pela Secretaria de Assistência Social. “Com o fim dos cursos vem a etapa mais importante que é a inclusão dos beneficiários no mercado de trabalho. Seguramente iremos nos articular com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Planejamento para participar do processo de inserção. A área de construção civil possui um potencial imenso, não só no Recife, mas em grande parte do Estado, com obras de conjuntos habitacionais, do PAC, e do Prometrópole, por exemplo”, finalizou.

A turma é composta por 30 formadores que atuarão em 33 pontos da cidade repassando o conhecimento adquirido durante a capacitação. O curso para os inscritos no Bolsa Família, com 200 horas/aula será dividido em dois módulos. “No primeiro, com 80 horas/aula, os beneficiários receberão orientações teóricas sobre ética, cidadania, segurança e leis trabalhistas, entre outros temas. A segunda parte, com 120 horas/aula, terá direcionamento mais prático e será oferecida por técnicos e engenheiros que discorrerão sobre as especificidades de vários ofícios, como, por exemplo, os de carpinteiro, encanador, gesseiro, eletricista, mestre-de-obras, pedreiro, pintor e azulejista”, explicou o Coordenador do PlanSeq – Construção Civil, Wilson Monteiro.

Matérias Relacionadas
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife
- Prefeitura participa de debate sobre Controle Social em Brasília
- Alunos do CSU Afrânio Godoy conquistam medalhas de Jiu-Jitsu
- Karla Menezes participa de homenagem ao Dia do Assistente Social
- Jovens participam de oficinas educativas
- Pesquisa apresenta dados sobre o Bolsa Família do Recife
- Pesquisa sobre o Bolsa Família é divulgada em palestra
- Prefeitura realiza 1ª reunião com o Grupo Gestor do BPC na Escola
- InfoPart Governo na Comunidade forma nova turma de alunos


Enviar    Imprimir