Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE INICIA SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA GRIPE A
00:00 Sexta-feira, 19 de Março de 2010

Tem início nesta segunda-feira (22), a segunda etapa da vacinação contra o vírus da Gripe A – Influenza A (H1N1), realizada pela Secretaria de Saúde do Recife. A nova fase se estenderá até o dia 2 de abril e contemplará gestantes, independentemente do mês de gestação.

A imunização também será direcionada a crianças a partir dos seis meses de vida e menores de dois anos de idade, além de pacientes acometidos de doenças crônicas, como asma e outras relacionadas a insuficiência respiratória; hepatite e/ou insuficiência renal crônica; diabetes; hipertensão arterial pulmonar; além de pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico entre outras.

O Programa Nacional de Imunização da Prefeitura do Recife (PNI) recebeu um reforço na quantidade de vacinas para esta nova etapa. “Nós recebemos, do Ministério da Saúde, um acréscimo de 167 mil doses para vacinar as gestantes e os outros grupos prioritários desta nova etapa. A quantidade disponibilizada será suficiente, uma vez que será distribuída entre as faixas de usuários e a expectativa é que todos os que precisam ser contemplados sejam imunizados”, informa Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Prefeitura do Recife.

Ela informa ainda que aqueles que perderam a data para a vacinação podem procurar os postos de saúde posteriormente. ”As gestantes que engravidarem depois do término da campanha, podem procurar os postos de saúde da Prefeitura entre os dias 22 de abril e 21 de maio; crianças que ainda não completaram seis meses de vida e que após a campanha já tenham completado a idade para a vacina também podem ser imunizadas nesse período. Dessa forma, todos estarão imunizados contra a enfermidade”, alerta a coordenadora.

Profissionais de saúde - O Programa Municipal de Imunização contabilizou parcialmente, desde o início da campanha contra a Gripe A –(primeira fase desde no dia 8 deste mês até o dia 18), 12.680 trabalhadores da saúde do Recife, da rede de atenção básica e profissionais ligados diretamente ao combate à doença.

A terceira etapa da vacinação contra a Influenza A, que será realizada entre os dias 5 e 23 de abril, contemplará a população com idades entre 20 e 29 anos de idade. Já entre os dias 24 de abril e 21 de maio, será o momento do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – dentro das ações de combate à Influenza A, que vacinará contra a gripe sazonal pessoas com mais de 60 anos de idade e contra a Gripe A os pacientes idosos que estiverem acometidos por doenças crônicas. Neste mesmo período, será vacinada a população com idades entre 30 e 39 anos.

Influenza A – É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida pessoa a pessoa. Entre os grupos de risco estão crianças com menos de dois e maiores de 60 anos, imunodeprimidos (em tratamento contra câncer ou Aids, por exemplo), diabetes, hipertensão, obesidade mórbida e gestantes.

Os principais sintomas da enfermidade são febre alta repentina e acima de 38ºC, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, musculares, na garganta ou nas articulações. O vírus se propaga muito rapidamente, por isso, em caso suspeito, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa ou trabalho em busca de tratamento.

No ano de 2009, foram notificados 538 casos e confirmados 49 (9,10%) com ocorrência de 1 óbito para Influenza A H1N1 no Recife. As faixas mais atingidas foram as de 20-34 anos (40,82%), 10-14 anos (20,41%), 5-9 e 15-19 anos ambas com 10,20%. O sexo feminino contribuiu com 46,94% dos registros e desses 13,04% eram gestantes.

Locais de vacinação – a vacina estará disponível nos hospitais que são a entrada para o vírus, todas as unidades básicas do Recife, além das unidades que atendem pacientes portadores da doença, como por exemplo, a Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e o Pronto Socorro Infantil Jorge Medeiros, na Encruzilhada. Haverá ainda vacinação nas emergências dos hospitais particulares. É necessário atenção ao calendário com as datas e informações sobre os grupos prioritários que receberão as doses. A população também pode se informar sobre os locais da vacinação pelo telefone da Ouvidoria Municipal da Saúde – 0800.281.15.20. A ligação é gratuita.

Serviço:

O quê: Segunda etapa da vacinação contra a Gripe A
Quando: a partir desta segunda-feira (22) até o dia 2 de abril

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo
- Cuidado redobrado na hora de se alimentar durante o Carnaval
- Cuidados simples garantem Carnaval com mais saúde à terceira idade
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Foliões poderão contar com a Ouvidoria Municipal da Saúde durante o Carnaval
- Foliões contarão com esquema especial de saúde durante Galo da Madrugada


Enviar    Imprimir