Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES DURANTE SEMANA DE COMBATE À TUBERCULOSE
18:54 Terça-feira, 23 de Março de 2010

A Prefeitura do Recife deu início, nesta terça-feira (23), às atividades em torno do Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de março. Na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, unidade de referência no tratamento da enfermidade, houve palestras ministradas pelo fisiologista e pneumologista da unidade, o médico Gaspar de Holanda; e pela professora Hulda Stadtler (do setor de enfermagem da UFPE). Participaram também do encontro alunos da UFPE, que assistiram a vídeos produzidos pelo Ministério da Saúde sobre a doença.

A programação segue nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, também no Lessa de Andrade, com uma reunião do Grupo Nova Esperança, formado por pacientes em tratamento e pelos que já foram curados da doença. O momento será de discussão sobre a realidade da tuberculose no Recife e no mundo, os avanços no tratamento e a experiência de vida de cada usuário.

A partir das 10h, o grupo se dirigirá ao Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife, onde haverá uma ação em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde – participação do Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose – PE/Fundo Global, presença da Frevioca, apresentações teatrais, vídeos e distribuição de panfletos.

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, ressalta que a Prefeitura do Recife disponibiliza para a população o tratamento contra a tuberculose. “O Município conta com aproximadamente 130 postos de saúde que atendem à demanda e fornecem o remédio. A medicação é gratuita, eficiente e de qualidade, mas é preciso que haja um compromisso dos usuários em prosseguir com o tratamento. Além de estarmos empenhados na identificação de novos casos sem deixar de lado o acompanhamento dos que precisam ser medicados”, reforça o secretário.

Caminhada – ainda durante as atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, alunos da Escola Municipal Bernard Van Leer (Rua Francisco Valpassos, Brasília Teimosa) se reunirão em frente à unidade de ensino nesta quinta-feira (25), a partir das 8h30, para uma caminhada pelas ruas da comunidade, alertando os moradores para a necessidade do diagnóstico da doença e orientando para que busquem tratamento na rede municipal. Participarão também coordenadores do Distrito Sanitário VI, onde a escola está localizada, além de equipes de profissionais do PSF de Brasília Teimosa, professores e pais de alunos.

De acordo com Julia Vilela, coordenadora de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde do Recife, é necessário reforçar sempre a importância da comunidade no combate e controle à tuberculose. “É fundamental acrescentar que os usuários que apresentarem sintomas como tosse intensa e prolongada por três ou mais semanas, dor no peito, febre, calafrios, suor noturno e cansaço fácil, devem procurar, de imediato, uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. Assim é possível controlar a enfermidade e tratar o paciente”, enfatiza.

Dados municipais - Em 2009, foram notificados 1769 casos da doença no Recife, sendo 1379 novos – a cada 100 mil habitantes. O Recife está acima da meta nacional de detecção da tuberculose, que preconiza manter a detecção anual de pelo menos 70% dos casos estimados. O Município consegue detectar mais de 80% dos casos/ano da enfermidade.

Na avaliação do resultado de tratamento dos casos novos de tuberculose residentes no Recife, a percentagem de cura foi de 60,9% (todas as formas) e 66,9 (pulmonar bacilífera) dos casos tratados.

O maior percentual de casos foi registrado no sexo masculino - 64,1%. O sexo feminino apresentou percentual de 59,9 %. Quanto ao grupo populacional, o mais atingido foi a população entre 20 a 59 anos.

Serviço:

O quê: Atividades em torno do Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Quando: Nesta quarta-feira (24)
Onde: Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416, Madalena), a partir das 8h e no Pátio do Carmo (Avenida Dantas Barreto), a partir das 10h30.

Matérias Relacionadas
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo
- Cuidado redobrado na hora de se alimentar durante o Carnaval
- Cuidados simples garantem Carnaval com mais saúde à terceira idade
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray


Enviar    Imprimir