Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PRESIDENTE LULA ENTREGA NOVAS AMBULÂNCIAS PARA AMPLIAÇÃO DA FROTA DO SAMU RECIFE
18:21 Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente Lula entregará ao Recife o primeiro lote de 12 novas ambulâncias do tipo suporte básico que serão incorporadas à frota atual do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Recife e aos oito municípios da RMR. A entrega dos veículos será feita no pátio da Renault, montadora que fabricará as ambulâncias, localizado no município de Tatuí, interior de São Paulo (SP). Estarão presentes à solenidade o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; e o gerente do Samu Metropolitano Recife, Leonardo Gomes.

Os novos veículos fazem parte de uma ação do Ministério da Saúde de duplicar, até o final do ano, a frota do Samu Metropolitano Recife com mais 15 viaturas, sendo 12 de suporte básico e mais três UTIs móveis. Inicialmente, a Capital receberá quatro unidades básicas e as oito restantes serão incorporadas à frota dos municípios vizinhos.

A articulação da Prefeitura do Recife com o Ministério acontece desde abril do ano passado, quando o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, ao lado do prefeito João da Costa, participou de reuniões com o ministro Temporão, em Brasília, para discutir o projeto de modernização do Samu. “O Samu é uma das prioridades da atual gestão. Os nossos encontros versavam sobre a reestruturação da gestão metropolitana junto à Secretaria Estadual de Saúde e demais municípios, ampliação e renovação da frota de ambulâncias. O encontro resultou na decisão favorável do ministro de renovar as frotas do Samu em todo o País. Esse incremento de novos veículos possibilitará a melhoria e qualificação do serviço para os recifenses”, avalia.

Frota – Atualmente, o Samu Recife conta com 15 ambulâncias, sendo 12 unidades básicas e três de suporte avançado com UTI. Em julho de 2009, o serviço teve ampliação com a chegada de novos equipamentos, como 770 macacões e 15 desfibriladores externos automáticos – para socorro em caso de paradas cardiorrespiratórias. O funcionamento do serviço na Capital ainda foi incrementado com a utilização de uma picape para Apoio Rápido.

A equipe do Samu é formada por aproximadamente 500 funcionários, sendo 87 médicos, que prestam atendimento pré-hospitalar 24 horas à população recifense desde dezembro de 2001.

De acordo com Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde do Recife, “a modernização do serviço garantirá mais eficiência e qualidade na assistência pré-hospitalar e será possível otimizar ainda mais o atendimento da demanda, contemplando mais cidadãos”, enfatiza. Ela ressalta ainda que a inclusão das novas ambulâncias à frota trará mudanças na dinâmica do atendimento. “Nossa intenção é enfatizar a referência do Samu, com assistência de qualidade, agilidade e resolutividade”, finaliza.

Serviço:

O quê: presidente Lula entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano Recife
Quando: nesta quinta-feira (25)
Onde: Montadora Renault – Tatuí – São Paulo

Matérias Relacionadas
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo


Enviar    Imprimir