Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE
12:20 Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Para comemorar o 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, pacientes em tratamento e os já curados, que formam o Grupo Nova Esperança, da Policlínica Lessa de Andrade, Madalena, tiveram uma manhã de quarta-feira cheia de atividades e discussões sobre a doença. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, a programação contou com uma reunião na referida unidade de saúde.

Na ocasião, os participantes discutiram a realidade da doença no Recife, tiraram dúvidas, assistiram a peças de fantoches e cantaram músicas sobre a tuberculose. “O grande sentido disso tudo é divulgar os sinais e os sintomas da doença e informar que toda a rede municipal de saúde está pronta para receber e tratar, inclusive os casos suspeitos”, disse a coordenadora de Controle da Tuberculose do Recife, Júlia Vilela.

Os sinais da tuberculose são febre baixa à tarde, sudorese noturna, falta de coragem, perda de peso, dor torácica e nas costas quando tosse, sendo este o principal sintoma. “O diagnostico precoce é fundamental para o combate, mas, o mais importante é seguir o tratamento à risca. Infelizmente é muito alto o índice de pacientes que o abandonam, causando o possível agravamento da doença”, alertou Vilela. As medicações devem ser tomadas todos os dias, num período de seis meses ou até um ano. “A rede municipal disponibiliza esses medicamentos gratuitamente”, afirmou a coordenadora.

Em 2003, Diego Leandro, hoje com 26 anos, descobriu e se curou da doença em seis meses. “Fiquei afastado das minhas atividades por 15 dias, período de risco de transmissão, mas logo depois voltei a minha rotina. É realmente muito difícil, mas, com o apoio de todos e dos funcionários do Lessa de Andrade, que atendem com carinho e dedicação, a cura é totalmente possível”, contou o professor que foi um dos fundadores do Grupo Esperança. Ele aproveitou para fazer dois pedidos: “Aos que não conhecem, informe-se mais para não tratar os pacientes com preconceito e, aos que têm a doença, siga o tratamento corretamente e procure os locais de qualidade, que ofereçam outros serviços além da medicação, como o Lessa de Andrade”.

No final da manhã, todos foram para o Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife, onde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, participaram de uma ação informativa. Estiveram, também, representantes do Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose – PE/Fundo Global, dos municípios de Olinda, Jaboatão do Guararapes, do Paulista, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. Com a presença da Frevioca, o grupo distribuiu panfletos e promoveu apresentações de teatro e vídeos.

Caminhada – Ainda durante as atividades do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, alunos da Escola Municipal Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa, vão se reunir nesta quinta-feira (25), para, a partir das 8h30, caminharem pelas ruas da comunidade para alertar os moradores para a necessidade do diagnostico da doença, orientando-os para buscarem o tratamento em uma unidade de saúde da rede municipal. Também participarão da atividade, coordenadores do Distrito Sanitário VI, onde a escola está localizada, além de equipes de profissionais do PSF de Brasília Teimosa, professores e pais de alunos.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids
- Representantes do PNI Recife participam de encontro sobre vacinação
- PCR divulga balanço das ações da Saúde no Galo da Madrugada
- Saúde alimentar do folião também é foco no Galo
- Cuidado redobrado na hora de se alimentar durante o Carnaval
- Cuidados simples garantem Carnaval com mais saúde à terceira idade


Enviar    Imprimir