Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR E FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA REALIZAM ENTREGA DE ÓCULOS A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
00:00 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Ação integra o Programa Olhar Recife, executado pelas secretarias de Saúde e Educação

Por Tádzio Estevam

A partir de hoje, 240 estudantes de 29 escolas municipais passarão a enxergar melhor. A melhora da qualidade de vida deles aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), durante a entrega de óculos na Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela. A ação faz parte do Olhar Recife, parceria entre Administração Municipal, Governo Federal e Fundação Altino Ventura (FAV).

O Olhar Recife integra o Programa Saúde na Escola (PSE), lançado pela Prefeitura em agosto passado. A iniciativa objetiva atender de forma integral aos alunos matriculados na rede pública municipal por meio da articulação entre escolas e unidades de saúde. Desde então, atendeu uma quantidade superior a 22 mil alunos matriculados em 79 estabelecimentos da rede municipal. No total, mais de 2,2 mil educandos com idades entre seis e 16 anos passaram por consultas com especialistas. Entre esses, 245 receberam tratamento. No período, quase 600 óculos foram prescritos.

Representando o Secretário de Saúde Gustavo Couto, a diretora administrativa e financeira da secretaria, Adelaide Cabral, comemorou o resultado desta segunda etapa da entrega dos óculos (uma vez que a primeira aconteceu na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, em agosto). “É um prazer estar nesse evento, representando o secretário. Este é um momento que nós podemos inserir nossas ações com vistas à promoção da saúde. Sabemos o quanto é importante a saúde estar presente em todos os setores promovendo ações como esta”, disse.

O mesmo sentimento de alegria e satisfação foi percebido no Secretário de Educação do Recife, Cláudio Duarte. Segundo ele, implementar essa parceria com a Saúde e com a FAV é de suma importância para melhorar a qualidade de vida dos estudantes. “Sabemos da importância desses óculos para essas crianças. É importante frisar que elas foram examinadas por uma das melhores clínicas do País. E o melhor, gratuitamente, pois isso é um direito da população, ter uma saúde de qualidade. Isso reflete a prioridade que o prefeito João da Costa tem com a saúde da população”. Na ocasião, também esteve presente o diretor executivo da Fundação Altino Ventura, Araújo Júnior, que destacou a prevenção como ponto chave do projeto. “Com a ação preventiva, conseguimos trabalhar todo o eixo, desde a família, passando para professores e alunos. Gostaríamos de continuar por muitos anos com a ação para que esses estudantes melhorem sua leitura”, destacou.

Pela iniciativa, técnicos da PCR e da FAV têm a responsabilidade de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração em alunos e funcionários das escolas; facilitar o acesso à consulta oftalmológica e aos óculos corretivos; e garantir toda a linha de cuidado, inclusive reabilitação visual. Participantes com problemas mais graves serão encaminhados ao Hospital Santo Amaro e ao Centro de Reabilitação Menina dos Olhos.

Em três anos, a expectativa é beneficiar a 82.754 alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Até o fim de 2010, o projeto terá atendido aos estudantes dos Distritos Sanitários I, II e III, que incluem bairros como Boa Vista, Dois Unidos e Encruzilhada. No próximo ano, será a vez dos alunos dos Distritos Sanitários IV e V, englobando localidades como Cordeiro, Bongi e Curado. No terceiro e último ano (2012), o projeto atenderá aos estudantes retardatários e educandos do Distrito Sanitário VI, abrangendo bairros da Zona Sul da Cidade, como Ibura e Pina.

A proposta do PSE é que seus serviços sejam desenvolvidos em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. Entre eles estão previstas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos e abordagens em vigilância sanitária e ambiental.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama


Enviar    Imprimir