Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

RESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO É ENSINADO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL
00:00 Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2012

Através de uma encenação teatral, que inicialmente vai ser apresentada em 43 escolas, arte-educadores da CTTU mostram a importância da segurança no trânsito

Por Suzan Vitorino

“Dê preferência à vida. Segurança é na faixa”. Com essa temática, 200 alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no Bairro do Cordeiro, assistiram a uma peça teatral sobre educação e respeito às leis de trânsito, no pátio da unidade, na manhã desta segunda-feira (06). A série de apresentações – inicialmente serão 43 escolas que receberão a esquete – é uma realização da Prefeitura do Recife por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), e visa reforçar o aprendizado das regras de trânsito aos estudantes.

A encenação durou cerca de 30 minutos e foi atentamente acompanhada pelos alunos e também pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, que durante todo o dia de hoje realiza uma série de visitas a escolas municipais. “Seguindo a premissa de que as crianças são os maiores multiplicadores, decidimos apresentar esse espetáculo que, de forma lúdica, já vai preparar o motorista educado e consciente para o futuro”, disse a secretária.

O pequeno Thiago Luiz da Silva, estudante do 5º ano, foi um dos espectadores. “Eu acho importante que a gente possa aprender as regras de trânsito, para andar com mais segurança”, ensina Thiago. Para a gestora da unidade educacional, Maria do Bom Parto, a atividade é muito bem-vinda, principalmente devido ao grande fluxo de veículos em frente à escola. “Ficamos em uma avenida muito movimentada, por isso já incluímos no nosso currículo escolar a educação para o trânsito. Ensinamos os alunos a se comportar corretamente nesse ambiente, afinal o pedestre também faz parte do trânsito”.

O gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, explica que o princípio precisa ser ensinado nas escolas desde cedo. “O grande objetivo é proporcionar para as crianças uma maior segurança no trajeto às escolas, além de disseminar desde cedo as regras do trânsito”.

Durante a encenação os estudantes aprendem a atravessar na faixa de pedestre com segurança, como se comportar no veículo escolar e o respeito à sinalização. A responsável pelos 16 arte-educadores que atuam no projeto, Ana Paula Oliveira, explica que existe uma equipe que fica na rua, na faixa de pedestres, e outra que age dentro das escolas, “encenando para os alunos a importância da segurança e do respeito às leis de trânsito”.

A assessora Executiva da Seel, Irenice Bezerra, também assistiu à esquete. “A educação para o trânsito é uma preocupação geral, do governo municipal ao federal. A tendência é ampliar para todos os gestores esse conhecimento, para que eles se tornem disseminadores das regras do trânsito. Também pretendemos ampliar o número de arte-educadores”, afirma.
O critério para definição dos locais de encenação foi a localização. As escolas próximas a pontos de trânsito intenso são os primeiros a receber a peça, que coloca a faixa de pedestre como personagem central de uma história, interagindo com as crianças e destacando-a como aquela que protege a travessia segura da pessoa.

“São dois momentos em cada escola: os arte-educadores da CTTU ficam logo na entrada das unidades fazendo o trabalho de acolhimento e a atividade de conscientização sobre a necessidade de utilizar corretamente as faixas de pedestres. Depois eles encenam a peça já dentro das escolas com os alunos reunidos”, explica Francisco Irineu. Além da apresentação, os estudantes também recebem uma cartilha educativa, composta por brincadeiras, jogos e desenhos sobre algumas regras de trânsito.


 

 

Matérias Relacionadas
- Começam as aulas na Rede Municipal do Recife
- Aulas da Rede Municipal de Ensino têm início nesta segunda
- Segundo dia de Formação Continuada de Educadores discutiu Políticas Públicas de Ensino
- Abertura do Ano Letivo 2012: Gestores da Educação Infantil fazem formação no Paulo Freire
- Prefeitura divulga listão da 1ª etapa do concurso de professor
- Cursos Profissionalizantes da Prefeitura recebem mais de 13 mil inscrições
- Seel inicia capacitação de manipuladores de alimentos da Rede Municipal
- Secretaria de Educação doa materiais para Hospital do Câncer e trapeiros
- Seel capacita merendeiras da Rede Municipal
- Educadores e gestores da Seel fazem capacitação no Projeto Uerê
- Prefeitura prorroga o prazo de matrículas para o ano letivo de 2012
- Escola de Verão desenvolve saberes dos estudantes do Recife
- Inscrições para as 12 mil vagas em cursos profissionalizantes no Recife terminam nesta terça
- Secretaria de Educação divulga as novidades do Calendário do Ano Letivo 2012
- Férias: descanso para os pais, atividades para os estudantes
- Inscrições para cursos profissionalizantes da PCR começam hoje
- Secretárias municipais apresentam Balanço da Gestão para servidores da Educação
- Escolas
- Prefeitura do Recife abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas


Enviar    Imprimir