Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE FORMATURA DE ALUNOS DO PROJOVEM URBANO
00:00 Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

O intuito do Programa é promover a inclusão de jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não terminaram o Ensino Fundamental. O Recife conta atualmente com 33 escolas-núcleos

O prefeito João da Costa esteve no Clube Português, na noite de ontem (15), acompanhado da primeira dama, Marília Bezerra, para prestigiar os alunos formandos da última edição do Projovem, que celebraram a conclusão do Ensino Fundamental. Como os certificados já haviam sido entregues na última segunda-feira, restava aos 2,3 mil jovens concluintes do Programa uma festa que traduzisse a alegria de concluir o curso após 18 meses de dedicação. A animação ficou a cargo da banda Patusco, que fez tremer o salão com muito samba. O evento contou com a presença dos vereadores Jairo Brito e Jurandir Liberal; de diversos secretários da PCR, além de coordenadores, professores, parentes e amigos dos formandos.

É uma alegria ver tantas pessoas preocupadas em se qualificar, que por alguma razão, ou várias razões, foram privadas no passado de seguir com os estudos - seja porque não havia escola de qualidade ou porque foi preciso trabalhar logo cedo. Muitas dessas pessoas estão reconstruindo sua história e se tornando mais dignas dela”, afirmou o prefeito, após parabenizar os estudantes. Discursando para os jovens, João da Costa enfatizou o momento oportuno que o Recife vive para pessoas interessadas em se qualificar. “É preciso continuar no caminho dos estudos, pois o Recife vive um momento sem igual na questão do emprego. Temos a menor taxa de desemprego da história. Dos 80 mil empregos que Pernambuco cria, metade são no Recife. Quem vai ocupar muitas dessas vagas são vocês. São 7 mil empregos que o novo shopping RioMar vai criar, 1,2 mil na ampliação do Shopping Tacaruna, 15 novos hotéis até a Copa, a ampliação do Hospital Português com estimativa de 800 novas vagas de emprego. Portanto, estamos vivendo um ótimo momento e precisamos aproveitá-lo da melhor maneira possível. Para isso, temos que entender que a educação é o principal fator para nosso sucesso”, afirmou Costa.

Dentre os pais dos alunos, chamou atenção a aposentada Fernandina Machado, mãe de Janice Oliveira Valle, que tem síndrome de down. Pela dedicação e persistência em concluir o curso, a aluna Janice foi homenageada e recebeu uma placa das mãos do prefeito. “Para mim foi uma emoção indescritível, pois Janice já tinha tentado entrar em vários colégios da cidade e sempre era rejeitada. Então, ela entrou no Projovem e na primeira vez foi reprovada. Mas como ela gosta de estudar, insistiu mais uma vez e, finalmente, conseguiu concluir”, afirmou emocionada. Outro aluno homenageado foi Eliel da Silva Santos, de 21 ano, que teve a pontuação mais alta do Projovem no Recife.  “Quero agora concluir o Ensino Médio e entrar na faculdade, no curso de direito porque eu gosto muito de argumentar”, revelou o estudante.

Programa – o Projovem foi lançado em 2005 pelo Governo Federal como ação integrante da Política Nacional de Juventude. O Programa tem como meta a inclusão de jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não terminaram o Ensino Fundamental. Através dos pilares Educação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, os estudantes têm aulas de segunda a sexta-feira, das 17 às 22h, e recebem bolsa-auxílio no valor de R$100.

Matérias Relacionadas
- PCR realizou nesta quarta-feira (15) a capacitação para o Programa Olhar Recife
- Bloco da escola Nilo Pereira faz a festa em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife divulga aprovados no concurso público para Professor e Auxiliar Infantil
- Estudantes da Rede Pública do Recife se destacam em aprendizado no País
- PCR proporciona espaço para filhos de trabalhadores temporários durante o Carnaval
- Estudantes da RMER assistem a peça sobre sustentabilidade
- João da Costa entrega kits para alunos da rede municipal de ensino
- PCR apresenta experiências exitosas na 5ª edição do Campus Party Brasil
- PCR apresenta o Programa Professor@.com no maior evento de tecnologia do Brasil
- Respeito às leis de trânsito é ensinado para estudantes da Rede Municipal
- Começam as aulas na Rede Municipal do Recife
- Aulas da Rede Municipal de Ensino têm início nesta segunda
- Segundo dia de Formação Continuada de Educadores discutiu Políticas Públicas de Ensino
- Abertura do Ano Letivo 2012: Gestores da Educação Infantil fazem formação no Paulo Freire
- Prefeitura divulga listão da 1ª etapa do concurso de professor
- Cursos Profissionalizantes da Prefeitura recebem mais de 13 mil inscrições
- Seel inicia capacitação de manipuladores de alimentos da Rede Municipal
- Secretaria de Educação doa materiais para Hospital do Câncer e trapeiros
- Seel capacita merendeiras da Rede Municipal
- Educadores e gestores da Seel fazem capacitação no Projeto Uerê


Enviar    Imprimir