Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

I MARCHA DOS DIREITOS HUMANOS DO RECIFE MOVIMENTA RUAS DO CENTRO

Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, a I Marcha dos Direitos Humanos do Recife fez parte das celebrações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A concentração aconteceu na tarde desta quarta-feira (10) e reuniu centenas de representantes da sociedade civil organizada, ONGs e afins, que desfilaram pelas ruas do centro. Dentre eles, 500 jovens representando os 32 núcleos do programa Projovem Urbano, executado pela prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A concentração foi na rua da Aurora, em Santo Amaro, próximo ao monumento Tortura Nunca Mais. Diversas autoridades prestigiaram o evento, que, antes de seguir seu trajeto, apresentou ao público atrações culturais como: passistas mirins da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, grupo de break dos Círculos Populares, repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira e Afoxé Imbegaju. A marcha seguiu pela rua da Aurora, Ponte Princesa Izabel, rua do Sol, avenidas Guararapes e Dantas Barreto, até o pátio do Carmo.
 
Dentre as autoridades federais, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano, destacou a importância simbólica deste momento, pelo fato de ser celebrado próximo ao Monumento Tortura Nunca Mais. “Aqui estão representadas pessoas que lutaram por liberdade e democracia no País. O esquecimento da história de um povo é a pior coisa que possa ocorrer, portanto, comemorar a marcha pelos Direitos Humanos é um fato bastante relevante e pertinente”, declarou, confessando que fez questão de estar presente a esta atividade na capital pernambucana.
 
Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes, a marcha é uma espécie de concisão de todo o trabalho desempenhado pela secretaria, ao longo da gestão João Paulo. “Esta atividade vem a destacar as ações no âmbito dos Direitos Humanos no que é desenvolvido no Recife. Esta união das esferas dos poderes públicos na luta pela garantia constitucional dos Direitos Humanos é uma prova de comprometimento de todos nós”, enfatizou.
 
Durante a concentração, as pessoas demonstravam interesse e empenho em contribuir com uma causa mais do que justa. Membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Tony Lima observou a questão da visibilidade. “Nestes 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a população, a sociedade civil organizada e não-organizada têm que conhecer estes direitos, saber como o conselho funciona e também estar atento aos mecanismos de funcionamento destas questões”. Para o coordenador da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, o cadeirante Edmilson Silva disse que acha viável a inclusão social. “A marcha se faz importante pela visibilidade, ou seja, este é o momento da efetivação dos Direitos Humanos. Nós, que somos de uma minoria, podemos lutar por direitos e dignidade”, comemorou.

Matérias Relacionadas
- Projeto comemora 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Identidade Cidadã chega ao bairro do Ibura
- Fórum discute Desafios e Avanços nos 60 anos de Direitos Humanos
- Identidade Cidadã agora tem atendimento fixo na PCR
- Caminhada marca aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Projeto Identidade Cidadã atendeu moradores do Córrego da Areia
- Doulas voluntárias são homenageadas pela PCR
- Identidade Cidadã chega ao Córrego da Areia
- Cartilha de enfrentamento à violência contra idosos é lançada pela Prefeitura
- Voluntários da PCR visitam o Jardim Botânico
- PCR lança cartilha sobre os Direitos da Pessoa Idosa
- Prefeitura promove debate sobre Direitos Humanos com jovens
- Presidente Lula lança Projeto Território de Paz em Santo Amaro
- Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos
- PCR realiza III Semana de Cultura de Campo Grande


Enviar    Imprimir