Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CMPC ENTREGA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA À CIDADE

O Conselho Municipal de Política Cultural do Recife entregou oficialmente à sociedade civil, na manhã desta segunda-feira (29), o Plano Municipal de Cultura em solenidade no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. O documento, cujo projeto de lei que o institui encontra-se na Câmara de Vereadores do Recife para aprovação, assegura a continuidade nos próximos dez anos das políticas públicas de cultura que vêm sendo implementadas, ultrapassando o patamar de Políticas de Governo para tornarem-se Políticas de Estado.
 
Além dos conselheiros titulares e suplentes, estiveram presentes várias personalidades da cultura como os cantores Claudionor e Nono Germano, o maestro Ademir Araújo e a cirandeira Lia de Itamaracá. Integraram a mesa, o secretário de Cultura e presidente do CMPC, João Roberto Peixe; o secretário geral do conselho, José Cleto; a secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles, além de Claudionor Germano. Emocionado, Peixe falou da conquista do conselho. Esse documento tem consistência porque define diretrizes, faz um diagnóstico de todos os segmentos da cultura e aponta desafios, disse.
 
A elaboração dos Planos de Cultura Municipais, Estaduais e Nacional, numa ação conjunta do Poder Executivo e Sociedade Civil, e suas aprovações pelas respectivas Casas Legislativas fazem parte do processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. Construído democraticamente pelo Poder Público e Sociedade Civil, o Plano Municipal de Cultura do Recife, elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural, representa a consolidação de um grande pacto político no campo da cultura que, transformado em lei pela Câmara de Vereadores do Recife, terá estabilidade institucional.
 
O plano resulta do Plano Estratégico de Gestão Cultural para a Cidade do Recife, das diretrizes aprovadas na Plenária Final da III Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, das idéias e propostas apresentadas por intelectuais, artistas, produtores, gestores públicos e privados e dos cidadãos recifenses. O PMC representa o principal legado que a atual gestão e o CMPC deixam à cidade do Recife, definindo conceitos e princípios de política cultural, apresentando um amplo diagnóstico e apontando os desafios a serem superados, pensando e estruturando o desenvolvimento cultural da cidade no horizonte dos próximos dez anos. Propõe uma política de transversalidade em que a cultura atue integrada às outras áreas da gestão e interagindo com a dinâmica da cidade e dos cidadãos.
 
Com este plano, o Recife segue a sua trajetória histórica de vanguarda política e cultural, devendo ser uma das primeiras cidades do País a ter um Plano Municipal de Cultura aprovado por sua Câmara de Vereadores. A capital pernambucana segue o caminho de outras cidades do mundo, como Barcelona e Buenos Aires, com as quais tem mantido uma relação de cooperação e que já têm uma tradição de planejar estrategicamente a gestão da cultura. As experiências destas cidades foram referenciais importantes na formulação do documento.
 

Matérias Relacionadas
- Sítio Trindade contou com bons shows neste domingo
- Mamulengos alegram a Praça do Arsenal
- Noite de domingo animada no Marco Zero
- A Chegança de Marujos no Sítio Trindade
- Outras atrações garantiram a festa no Nascedouro de Peixinhos
- Atrações musicais sacudiram o público no Marco Zero
- Baile do Menino Deus lota Praça do Marco Zero na noite de Natal
- Pólo do Nascedouro brinda o Natal com música e lazer para a família
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Festa de Natal da UR 1 reúne muita cultura, forró e brega
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas
- PCR inscreve para concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Prefeitura abre inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009
- Casa do Carnaval lança exposição sobre os homenageados do Natal 2008
- Carnaval do Recife agita a avenida Paulista neste domingo
- PCR leva corais para as ruas do Recife


Enviar    Imprimir