Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR INICIA PARCERIA COM O SENAC PARA QUALIFICAR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO

No prazo máximo de seis meses, 3.475 alunos do ProJovem Urbano, de um total 4.800 que serão beneficiados, vão participar de quatro cursos profissionalizantes nas áreas de Alimentação, Telemática, Saúde e Serviços Pessoais. Os cursos ou arcos profissionalizantes serão ministrados por professores e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em unidades fixas e móveis da própria instituição, ou em escolas profissionalizantes da rede municipal de ensino e em núcleos de informática da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania da Prefeitura do Recife.

A aula inaugural do convênio da PCR/ProJovem com o Senac, que envolve ainda a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no auditório da sede do Senac estadual, em Santo Amaro. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte, que representou o prefeito João da Costa; o presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque; e a diretora regional do Senac, Maria da Graça Gomes; além da coordenadora executiva do ProJovem, Márcia Charret; dos representantes da UFPE e da Fade, Sueldo Vita e Paulo Guedes, respectivamente, e 200 alunos matriculados nos quatro arcos do convênio. Também compareceram os assessores executivos das secretarias de Educação, Flávio Brayner, e de Governo, Henrique Leite.

Na abertura dos trabalhos, foi apresentada uma coreografia especial em homenagem ao compositor Chico Sciense, com alunos do ensino regular, e exibido um DVD sobre os benefícios e avanços do ProJovem em todo Pais. A solenidade foi fechada com um show de rap, com alunos do ProJovem Urbano. Na saudação aos alunos e autoridades presentes, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, recordou que desde o ProJovem original, em 2005, que a PCR vem contando com a importante colaboração dos que fazem o sistema Fecomércio em Pernambuco. “É muito bom identificar em cada rosto aqui presente a emoção e a alegria de quem está lutando para vencer novos desafios. Quero lembrar que a participação no ProJovem Urbano e nos cursos que começam hoje não são presentes da prefeitura, Governo Federal ou Senac, mas sim um direito de todos vocês”, ressaltou Duarte.

O secretário lembrou aos estudantes que aquela oportunidade não poderia ser desperdiçada. “Estamos colocando vocês no Senac, uma das maiores instituições profissionalizantes do Brasil. Cabe a cada um de vocês muito esforço e dedicação para seguirem adiante”, complementou, lembrando que também era necessário ter humildade para pedir ajuda aos professores, e determinação para cobrar um ensino de qualidade. “De nossa parte, o compromisso é acompanhar de perto o desempenho de todas as escolas envolvidas”, garantiu. Para encerrar, Cláudio Duarte disse que era necessário freqüentar o ProJovem com interesse superior de quem acompanha uma novela de sucesso. “A novela verdadeira é a da vida de vocês, pois este é o caminho para se transformar em um cidadão recifense, com direitos, deveres e oportunidades”, frisou.

A coordenadora executiva do ProJovem, Márcia Charret, fez um resumo do ProJovem na capital pernambucana, desde sua implantação, em 2005. Ela lembrou que mais de 8 mil jovens já concluíram o ProJovem original e que estão em sala de aula, no ProJovem Urbano, cerca de 5,6 mil estudantes. Ela também citou dois casos de alunas que, após passarem pelo programa, conseguiram alçar vôos mais altos, com acesso a faculdade e Cefet.

Já a diretora do Senac, Graça Gomes, citou a presença das gerentes que vão acompanhar os quatro cursos, garantindo apoio integral aos alunos matriculados. Falando em nome do reitor da UFPE, Amaro Lins, o professor Sueldo Vita contou do orgulho da instituição em participar do programa desde sua implantação no Recife. Gerente de Projetos da Fade, o professor Paulo Guedes desejou aos alunos muita vontade e determinação para abraçarem aquela oportunidade. Quem também falou aos estudantes foi o presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque: “Este é um momento histórico na vida de vocês, é o pontapé inicial de uma partida de futebol que precisa ser vencida”, comparou. Ele também aproveitou para elogiar a PCR e o Governo Federal, por estarem oferecendo uma ótima oportunidade de vida para milhares de jovens na cidade.

Matérias Relacionadas
- Crianças da rede municipal aproveitam as férias aprendendo
- Bibliotecas da PCR oferecem atividades culturais
- Cursos profissionalizantes da PCR atraem 14 mil recifenses
- Prefeitura inicia parceria do ProJovem Urbano com o Senac
- Prefeito reafirma diálogo permanente com educadores municipais
- João da Costa e secretário de Educação têm 1º encontro com dirigentes das escolas
- Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia


Enviar    Imprimir